Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
redação científica

Facilitando a redação científica

Em 09/06/22 17:18. Atualizada em 09/06/22 17:19.

Exposição busca facilitar a escrita para alunos da UFG e foi comandada pelo professor Thiago Rocha

Janyelle da Mata

Planejar é o primeiro passo para a boa escrita científica e para auxiliar nesse processo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI-UFG) realizou no dia 8 de junho uma palestra para auxiliar na construção de artigos científicos de forma simplificada. A conferência “Redação Científica Sem Segredos” foi comandada pelo professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG), Thiago Rocha. A exposição foi transmitida pelo canal UFG Oficial.   

Mediada pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, a palestra abordou pontos importantes na elaboração de um artigo. O professor Thiago inicia a exposição indicando cinco livros do Gilson Volpato sobre redação científica. Ele toca em pontos importantes para realizar um projeto de pesquisa ou artigo consistente.

Thiago trata de questões importantes para o planejamento do artigo. Ele explica que é necessário fazer a delimitação das variáveis teóricas e operacionais e definir também o tipo de pesquisa necessário para desenvolver o tema escolhido. Ele aponta alguns tipos como a pesquisa descritiva e a pesquisa de associação sem interferência entre variáveis.

Outras questões importantes são a elaboração da questão problema (problemática tratada na pesquisa) e o resumo do trabalho que não deve ultrapassar 250 linhas e deve evitar detalhes metodológicos. A metodologia utilizada na pesquisa, que deve ser capaz de responder a pergunta inicial, a introdução e o desenvolvimento ou referencial teórico. Por fim a conclusão, um dos pontos mais importantes de uma pesquisa. Thiago explica que na conclusão deve conter inovação, algo de novo como contribuição à ciência.

Thiago aborda também algumas restrições para bibliografia, principalmente para alunos que queiram publicar seus trabalhos em periódicos renomados. Ele salienta que o uso de artigos que estejam em revistas nacionais pode ser um limitador para quem ambiciona a publicação internacional e o mesmo vale para artigos que não tenham versão em inglês. “Imaginem uma revista internacional que publique artigos em inglês e eu tenho as minhas citações em revistas nacionais e em português. Como vão ter a confirmação e o acesso à informação apresentada?”, questiona o palestrante. 

Ao final da palestra ele compartilha algumas dicas de publicação e escolha de revistas e periódicos científicos. E ele alerta aos novos produtores do conhecimento sobre os perigos de revistas predatórias que não são respeitadas no meio científico por publicarem artigos sem revisão, por dinheiro. 

Assista a palestra na íntegra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=6YIxBNhWeys 

 

redação científica

  

Categorias: Institucional PRPI