Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
drone

Escola de Agronomia recebe drone agrícola da Delegacia da Receita Federal em Goiás

Em 14/06/22 17:10. Atualizada em 15/06/22 12:10.

Docentes, técnicos e estudantes vão passar por um processo de qualificação e habilitação para poder utilizar o equipamento

Isabela Cintra

 

A Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG) recebeu um drone agrícola, modelo AGRAS, T20, produzido pela empresa Dji e avaliado em R$ 110 mil, da Delegacia da Receita Federal de Goiás, na semana passada. Atualmente, a pulverização por drones vêm se popularizando e ganhando espaço em plantações brasileiras para aplicação de pesticidas e liberação de agentes de controle biológico de pragas em várias culturas, como as de cana-de-açúcar, laranja, café, arroz e eucalipto. 

 

drone2

Com o uso do drone agrícola em lavouras, é possível que os produtos sejam colocados onde realmente são necessários, no momento exato e na quantidade exata, fazendo com que o drone se torne uma ferramenta importante na agricultura de precisão e manejo otimizado das lavouras. Além disso, o drone agrícola possui tecnologia que possibilita o georreferenciamento dentro das plantações, ou seja, ele limita o terreno e cadastra todos os seus elementos componentes.

Por não possuir este tipo de ferramenta, a Escola de Agronomia considera essa doação de extrema importância para aprimorar a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal e desenvolver uma melhor grade curricular para os cursos de graduação e mestrado e doutorado no âmbito da pós-graduação. 

De acordo com o diretor da Escola de Agronomia, professor Marcos Gomes, a EA vem colaborando com a Delegacia da Receita Federal em Goiás desde 2018, com o descarte e encaminhamento correto de materiais apreendidos que são impróprios para o consumo, como ração animal que a faculdade transforma em fertilizante organomineral. Além da recente doação do drone agrícola, a Receita já doou carros, periféricos de computador, celulares, tablets, entre outros, devido a essa parceria.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Ciências Naturais EA