Palestra apresenta panorama da pesquisa do marketing digital
Organizado pela UFG, evento abordou a interação entre pesquisa acadêmica e pesquisa de mercado para o desenvolvimento de produtos
Luana Cardoso
A primeira edição do ADMKT Talks: Marketing e Data Analytics, organizado pelo Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu o professor Vitor Nogami, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para palestrar sobre a aplicação do marketing na academia e no mercado. O evento, que tratou sobre a pesquisa de marketing para desenvolvimento e aprimoramento de serviços e produtos, ocorreu na terça-feira (14) e pode ser acessado pelo Canal Oficial da UFG no Youtube.
O professor Vitor Nogami, que possui doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), trouxe a perspectiva do marketing, principalmente o de mercado para a comunidade, colocando-o em evidência como fator essencial para o desenvolvimento de produtos e serviços que sejam relevantes para as empresas e para o consumidor.
Na palestra, Nogami explicitou a natureza da pesquisa de marketing, as classificações da pesquisa, como qualitativa ou quantitativa, trouxe dicas para ambos os tipos de pesquisa e discutiu exemplos de casos bem sucedidos, que usaram pesquisa de marketing para lançamento de produtos . Para o professor, a pesquisa em marketing precisa atingir o público externo, além da academia, para que as ideias e os resultados sejam aplicados na prática. Segundo o professor, a pesquisa de mercado e de marketing é de extrema importância para as empresas, em geral, pois há transição de perfil de clientes.
“O consumidor, o cliente, está sempre em transição. Ele muda de opinião, acontecem coisas no mercado, com as empresas, questões tecnológicas, questões comportamentais, todo um estilo de vida, todas as suas preferências, toda a sua relação com as marcas, isso vai mudando através do tempo. É necessário fazer pesquisa sempre, para acompanhar o comportamento desse consumidor”, afirmou.
Durante a palestra, Nogami enfatizou que as metodologias de pesquisa são parte importante do processo e que, a partir delas, são obtidos resultados satisfatórios para as empresas. “Com bons métodos, bons instrumentos de pesquisa de mercado, você vai conseguir entender o que ele precisa e vai conseguir desenvolver um produto, desenvolver uma solução, desenvolver um serviço que vai atender sua necessidade”, explicou.
O ADMKT, Laboratório de Pesquisa em Marketing e Data Analytics da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi fundado em 2012, com o objetivo de formar profissionais para o mercado corporativo e pesquisadores, capazes de solucionar problemas mercadológicos em diferentes setores.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Humanidades Face