Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Estudo em Marketing

Evento discute relevância do estudo de marketing na universidade

Em 06/07/22 12:13. Atualizada em 06/07/22 12:13.

Como são apuradas as informações em pesquisas mercadológicas e a importância da teoria foram alguns dos assuntos abordados

Eduarda Leite*

A Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (Face) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou, na última segunda-feira (04/07) a terceira edição do Projeto ADMKT TALKS:  Marketing e Data Analytics. O evento foi transmitido pelo canal oficial da UFG no YouTube e teve como convidado o professor Lucas Finoti, especialista em Marketing e Comportamento do Consumidor, para integrar a comunidade acadêmica na discussão sobre como o marketing tem atuado no contexto contemporâneo.

Durante o evento, Lucas disse que desde a graduação ele já teve a noção da importância de analisar informações, dados, e entender as demandas e necessidades do cliente para a tomada de decisões estratégicas dentro do marketing. De acordo com ele, a apuração das informações de maneira consciente oferece subsídios para a tomada de decisões mercadológicas e para a efetivação do planejamento feito para cada empresa. Nesse sentido, ele acredita que a formação acadêmica é essencial para a entrega de bons resultados no marketing.

O convidado enfatizou que, atualmente, os profissionais mais especializados são, também, mais valorizados. Isso porque a quantidade de dados relacionados com os assessorados, com os consumidores e o próprio mercado de trabalho de cada assessorado é muito vasta. Nesse cenário, a capacidade analítica torna-se essencial para a conquista de bons resultados. “Nós, como profissionais do marketing, temos muito a contribuir com as organizações. Principalmente quando as empresas entendem que as decisões estratégicas no ramo mercadológico dependem de análises com fundamento”. Não basta, segundo Lucas, apenas que o profissional compreenda sua relevância no cenário mercadológico, mas as próprias empresas também.

“O que falta muitas vezes nas empresas é exatamente o profissional que vai conseguir dar sentido àquele monte de dados e informações.” Isso porque, segundo ele, o profissional capacitado poderá dar sentido às informações relacionadas ao projeto e organizá-las em um relatório que será entregue ao cliente, para assim possibilitar a tomada de decisões.

Lucas especifica que a apuração das informações pode ser feita com base em duas análises: a dos dados primários e a dos secundários, sendo que no primeiro tipo a pesquisa é feita conforme a demanda do cliente e, no segundo, são aproveitadas informações que já foram antes estudadas. Nesse cenário, cada mercado exige um tipo de pesquisa e informação específicas, e nem sempre esse conhecimento ainda é produzido dentro da academia. Assim, surgem cada vez mais pesquisas em prol do fortalecimento das técnicas de análise mercadológicas. 

“Além de todo o trabalho que a gente faz com dados que já estão disponíveis, como pesquisa de mercado, análises qualitativas e quantitativas, estamos desenvolvendo também pesquisas com o cunho mais acadêmico para explorar questões que ainda não têm respostas.” Segundo Lucas, essas novas pesquisas costumam ter o direcionamento mais qualitativo do que quantitativo, mas ambos métodos de pesquisa são relevantes para o marketing contemporâneo.

Apesar dos esforços, dentro da academia, de acordo com o convidado, “falta um pouco de alinhamento de linguagem.” Isso porque a linguagem acadêmica especializada prejudica a praticidade do conhecimento produzido e a atualização dos métodos de análise mercadológica. “Dentro das universidades, temos desenvolvido muitas pesquisas de grande relevância para a tomada de decisões estratégicas no ramo do marketing. Mas, dificilmente quem toma decisão de produto vai parar para ler um artigo em inglês ou cheio de estatística”, diz o professor.

Diante disso, há uma tentativa de popularizar o acesso a esse tipo de conhecimento, assim como tem feito o projeto ADMKT. Mesmo com isso, na opinião de Lucas, “falta um pouco de iniciativa das instituições de ensino para levar o conhecimento produzido ao público externo de uma forma que seja palatável. Não apenas dentro da área do Marketing, mas também em outros campos de conhecimento.”

O Projeto ADMKT TALKS:  Marketing e Data Analyticsfoi  fundado em 2012 pelo Professor Ricardo Limongi e já realizou três encontros neste ano. A primeira edição aconteceu com o professor Vitor Nogami, da Universidade Estadual de Maringá, com o tema Pesquisa de Marketing; já a segunda teve o foco em Empresas Direcionadas a Marketing, com Eduardo Pezzi, presidente da AMARKS (Associação de Marketing da Serra Gaúcha). Em sua edição mais recente, o Prof. PhD Lucas Finoti foi o convidado para falar sobre Inteligência Estratégica.

Acesse aqui e veja a live completa para obter informações mais detalhadas.

*Estagiária de Jornalismo supervisionada por Kharen Stecca e orientada por Silvana Coleta.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Humanidades FACE/UFG