Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Webnário IQ.png

Webnário estimula a conexão entre diferentes áreas da ciência

Em 13/07/22 10:53. Atualizada em 13/07/22 10:53.

Professor James Dean (UEG) apresentou a importância da interdisciplinaridade na academia

Eduarda Leite

 

Com o objetivo de conscientizar o público sobre a relevância de estudos interdisciplinares entre as comunidades científicas e como isso pode ser feito através de podcasts, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu, na última segunda-feira (11/07), o webnário Conectando diferentes áreas da ciência: Podcasts para o diálogo entre comunidades científicas. O evento foi transmitido no canal do YouTube do IQ e teve a participação do professor James Dean, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e idealizador do EnsineCast.
O professor iniciou a sua fala afirmando que, atualmente, a demanda por conhecimento científico avança em todas as áreas. Segundo ele, com o objetivo de desfragmentar e compartilhar as informações produzidas dentro de cada ramo, surgem vários projetos de divulgação de pensamento científico. De acordo com James Dean, "Essa popularização é essencial para a resolução de problemas do mundo moderno, e cada vez mais a internet é utilizada como ferramenta para isso."
Seguindo esse raciocínio, uma das formas utilizadas para a divulgação científica é a produção de podcasts. Então, a partir dessa necessidade, o professor James investiu no EnsineCast para integrar o público sobre os assuntos e pesquisas desenvolvidas pela comunidade científica, não apenas o público externo, mas também para o interno a academia. “São abordados diversos temas sobre a relação entre ciência e educação”, concluiu.
Durante o webseminário, o professor também apresentou o conceito de ciência e explicou a importância da sua popularização no contexto social e acadêmico. Segundo ele, com informações acessíveis e linguagem não-especializada, evita-se o isolamento do conhecimento e a perpetuação da ignorância entre o público alheio às pesquisas científicas: “Temas complexos podem bem se utilizar da contribuição de diversas áreas do conhecimento para serem explicados, além de ser uma boa forma de contribuir para o conhecimento da realidade”, apontou.
Esse esforço pela interdisciplinaridade pode ser chamado, segundo o professor, de “busca pela cultura científica”, que pode ocorrer através do ensino de ciências, divulgação científica e também do jornalismo. Essa cultura pode, além da integração dos conhecimentos, promover um maior controle social da ciência, já que, de acordo com James, as pessoas se tornariam mais capazes de se posicionar diante das informações que recebem. “Se as pessoas fossem melhor alfabetizadas cientificamente, nós não veríamos tanta gente negando vacina”, disse ele.

Webnário IQ.png


O evento seguiu apresentando como funciona a divulgação científica e as diferentes formas que ela pode acontecer: por meio de canais de texto, vídeos, presencialmente, informalmente e também por produções de áudio, o foco da palestra. Nesse momento, é ministrada uma aula introdutória sobre a produção de Podcasts e como ela pode ser aproveitada para divulgação científica.
Segundo o convidado, o podcast é uma boa alternativa porque a “produção é acessível, não gasta muita internet e possui baixo custo de produção, já que o canal central de comunicação é o áudio”. Porém, a restrição ao áudio também pode ser vista como uma limitação, já que deve haver uma preocupação sobre como os participantes precisam se expressar de uma forma que contribua para o entendimento sem o apoio dos recursos visuais.
O professor James explicou como criar um canal de áudio e quais são os detalhes a que o produtor deve se atentar para consolidar o seu podcast e dar credibilidade à forma que os temas são apresentados, desde a temática até o visual. Também, foi apresentado como criar um episódio, abordando temas como a definição de pautas, construção de roteiro, gravação, edição, publicação e divulgação.
O webnário foi encerrado resolvendo as dúvidas dos participantes e com uma recomendação do professor James Dean: “Uma coisa que eu recomendo é que você leia coisas que não são da sua área para nos construirmos como pesquisadores e pessoas mais completas. Aproveitar a ciência como um mecanismo de ampliação de visão de mundo e da noção do ser humano na sociedade.”
Acesse aqui e veja o evento completo para ter acesso a todas as explicações detalhadamente.

 

 Webnário IQ_2.png

Categorias: Humanidades IQ