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Universidade Federal de Goiás
papo calcinha

Estudante da FAV realiza animação sobre pobreza menstrual

Em 25/07/22 16:16. Atualizada em 26/07/22 09:56.

A animação Papo Calcinha, de Sofia Souza, é derivada da disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor e aborda tema tabu na sociedade brasileira

Renato Cirino

Papo calcinha
Animação Papo calcinha de Sofia Souza

Uma história sobre adolescência e pobreza menstrual, é a fala narrada pela protagonista que dá início à animação Papo Calcinha de Sofia Souza (19), estudante do 5º período do curso de Design Gráfico da FAV/UFG. O filme curta-metragem foi realizado enquanto produto final da disciplina Histórias em Quadrinhos de Autor, ministrada pelo Prof. Dr. Cláudio Aleixo.

Inicialmente realizada no formato de História em Quadrinhos (HQ), a narrativa de aproximadamente cinco minutos conta a história de Maria Aparecida (Cidi), uma adolescente pobre que sofre de fortes cólicas menstruais e complicações derivadas da sua frágil condição econômica. Sem dinheiro para comprar absorventes, ela utiliza “panos velhos”, o que ocasiona problemas de saúde e possíveis situações de constrangimento.

Sobre o tema do filme, a aluna Sofia, auto-intitulada aspirante a ilustradora, escreve que

“A ideia surgiu na própria disciplina, o professor Cláudio sempre incentivou os alunos a explorarem o design ativista em suas produções e me motivou a criar uma história de responsabilidade social. Após pensar sobre quais temas poderiam ser abordados, lembrei de uma matéria sobre pobreza menstrual que eu havia assistido no Fantástico e resolvi pesquisar mais sobre o assunto”.

Ainda que Sofia ame desenhar, ela tem consciência que somente isso não basta. O seu propósito é “criar coisas que façam a diferença, que promovam a educação e informação e que toquem o coração das pessoas”, conta. Movida pela influência de animações contemporâneas - Studio Ghibli, Cartoon Network, Cartoon Saloon e Disney -, a desenhista baseou a sua criação, entre outras obras, nas HQs Aconteceu comigo de Laura Athayde e Arlindo da ilustradora Luisa de Souza (Ilustralu).

Perfil Sofia Souza
Sofia Souza, estudante do 5º período do curso de Design Gráfico

Porém, apesar das referências ficcionais, elas retratam a realidade de muitas pessoas pelo Brasil afora. Tanto que, além das manifestações artísticas, Sofia também buscou inspiração nos projetos Absorvendo Necessidades Menina ajuda Menina que tentam levar dignidade às mulheres em condições de pobreza menstrual.

Por fim, a estudante de design gráfico expõe que o seu objetivo com o trabalho Papo Calcinha é “funcionar como uma conversa”. Ela finaliza:

“Pouco se é abordado sobre pobreza menstrual, e menos ainda sobre seus impactos na educação e na saúde mental e física das adolescentes. A Menstruação ainda é um tabu, minha HQ tem o potencial de abordar o tema de forma acolhedora e lúdica, para promover a conscientização e orientar garotas que estejam passando por situações semelhantes às de Cidi a pedirem ajuda.”

Trecho da animação
Trecho da animação Papo Calcinha

História em Quadrinhos e processos criativos

As atividades curriculares da Faculdade de Artes Visuais não são direcionadas apenas à formação dos e das estudantes da unidade. Todas as disciplinas possuem diretrizes que consideram os contextos sociais e culturais nos quais as pessoas estão inseridas, o que estabelece uma relação crítica nesses cenários, seja a partir da perspectiva técnica ou da perspectiva conceitual.

A disciplina História em Quadrinhos de Autor, segundo o professor Cláudio Aleixo, consiste em “discutir teoricamente a linguagem artística dos quadrinhos e, de modo prático, experimentá-la por meio de processos criativos, explorando e ampliando as habilidades discentes”. Ao término da matéria, os e as alunas terão condições de “criar o design de seus personagens, roteirizar suas histórias, diagramar sua produção e prototipar as histórias em quadrinhos em diferentes tipos de suporte, do impresso ao digital”, explana o docente.

Painel de criação
Painel de incursões da estudante no universo das ilustrações

Para Sofia, a disciplina proporcionou “oportunidades incríveis de aprendizado, autoconhecimento e criação”. Enquanto uma pessoa que possui o desafio de lidar consigo mesma e com seu processo de criação, a ilustradora afirma que a dificuldade passa pela insegurança e pela ansiedade. “Muitas vezes deixo de produzir e compartilhar meus trabalhos”, relata. Sobre isso ela conta:

“Antes da disciplina eu nunca sequer pensei que seria capaz de criar uma História em Quadrinhos, e muito menos que ela seria tão bem recebida assim. Eu ainda não tive a chance de ter aulas presenciais na FAV¹, mas a comunidade é muito acolhedora.”

A postura do professor responsável pela matéria foi essencial no desenvolvimento dos trabalhos. Sofia diz que o professor Cláudio Aleixo “tem o poder incrível de sempre despertar o que há de melhor nos alunos”. Fruto da pandemia ocasionada pelo coronavírus, o sentimento de ansiedade também operou no processo artístico da estudante. Ela confessa que “em alguns momentos, me senti ansiosa e frustrada no processo, com medo de não conseguir fazer um bom trabalho, mas em todos eles o Cláudio me motivou a continuar. Ele é uma luz para nós alunos do Design Gráfico, sempre muito solícito, prestativo e um excelente orientador”.

Etapas de criação
Etapas do processo criativo em Papo Calcinha

A vida na arte

Segundo o relatório Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que aborda o cenário preocupante da realidade menstrual de meninas brasileiras, a pobreza menstrual é

“um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação”

A criação da narrativa de Papo Calcinha surgiu a partir de pesquisas e coleta de dados sobre o fenômeno da pobreza menstrual. A personagem protagonista, Cidi, foi construída a partir da “junção de vários relatos de meninas que passaram pela situação da pobreza menstrual na adolescência”, relata Sofia Souza. O desejo da artista era que a história fosse o mais fidedigna possível. Ela complementa dizendo que a “maior dificuldade foi abordar um tema tão triste e pesado de forma suave e lúdica, adequada para o público alvo infanto-juvenil”.

O processo de transformar a HQ em um vídeo surgiu para estabelecer diálogo mais profícuo sobre esse tema ao mesmo tempo que torna o conteúdo mais acessível. Ela relata que “o projeto seria apenas uma história em quadrinhos para leitura. Mas, a fim de torná-lo mais intimista e atrativo ao público adolescente, surgiu a ideia de criação do vídeo com a versão dublada”.

A criação de um produto artístico como Papo Calcinha: uma conversa sobre adolescência e pobreza menstrual perpassa pelo desejo da própria artista em ter tido contato com essas narrativas desde criança. Segundo ela, “a produção artística é a melhor forma que eu tenho de mostrar meus ideais e opiniões, de levantar a minha voz e dar voz a outras vivências também”, finaliza a estudante.

Trecho do vídeo
A animação expõe situações de sofrimento fisiológico e emocional

Assista!

Fonte: Secom UFG

Categorias: Arte e Cultura fav