Lana

Laboratório de Análises de Águas da UFG lança tour 360° em evento online

Em 26/07/22 09:25. Atualizada em 26/07/22 09:27.

O LAnA é um projeto de ensino, pesquisa e extensão da universidade

Yanca Cristina*

Criado em 2013, o Laboratório de Análises de Águas da UFG, contém aproximadamente 100 m2 e auxilia na avaliação da eficiência de diferentes materiais e produtos empregados no tratamento das águas. Dia 20 de julho, às 19h, ocorreu o lançamento de um tour 360° pelo espaço. A cerimônia foi realizada por meio do canal oficial da universidade no YouTube e mediado por Pablo Lisboa, coordenador do Digital Lab, um dos responsáveis por disponibilizar a navegação virtual.

O LAnA trabalha em diversas frentes que vão desde o saneamento básico rural e urbano, aproveitamento e reuso de águas até a saúde pública e coletiva. Seus laboratórios são subdivididos em unidades específicas, como o físico-químico, para ensaios de tratabilidade, de microbiologia e de adsorção.

Lana

Através do tour, o ambiente pode ser visualizado em imagens equiretangulares, vídeos de máquinas utilizadas e com áudio descritivo. Segundo o coordenador do projeto e professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Paulo Scalize, o intuito de liberar o acesso online ao público é de mostrar a estrutura para a possível utilização do local.

De acordo com o Vice-Reitor da UFG, Jesiel Carvalho, a iniciativa é de extrema relevância, pois permite colocar em maior evidência instalações laboratoriais e torna acessível à sociedade o trabalho desenvolvido pela universidade. Para Wilson Flores, Pró-Reitor Adjunto da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPG, além de contribuir com a divulgação das pesquisas que estão sendo realizadas, o projeto proporciona a viabilização de mais pesquisadores que tenham um grande interesse social, político e econômico na área.

O evento também contou com a participação da Técnica Administrativa do LAnA e Doutora em Química, Ellen Flavia; do Vice-Diretor da EECA, Mauricio Sales e da Pró-Reitora Adjunta da PROEC, Adriana Marques de Souza.

Para ter acesso ao tour e saber mais informações sobre o laboratório, visite o site: https://lana.eeca.ufg.br/p/tourvirtual

Yanca Cristina é estagiária de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Institucional Lana EECA