Deriva do Bem

Deriva do Bem comemora 10 anos

Em 02/08/22 11:14. Atualizada em 02/08/22 11:24.

Projeto de extensão da FAV terá edição comemorativa nos dias 19 e 20 de agosto

Bráulio Vinícius Ferreira

O projeto, coordenado pelo professor Bráulio Vinícius Ferreira e também pelo arquiteto e urbanista Altillierme Carlo Pereira dos Santos, egresso da FAV/UFG, comemora seus 10 anos. A Deriva, em sua edição de 2022, convida as pessoas para um retorno às ruas da cidade a fim de reconhecerem a importância do espaço público depois dos dois anos de isolamento decorrente da pandemia da covid-19.

Foto: Aryadne Caetano | Deriva 2016 - Caminho do Sol

A Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro do derivante com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, à experiência e à memória. A Deriva propõe às pessoas um "mergulho" na cidade, promovendo assim a formação de novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.

A iniciativa surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2008, mas, seu alcance e desdobramento fizeram com que, desde 2012, se tornasse um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

A ideia do projeto é simples e explica também o nome: convidar as pessoas para caminhar pela cidade, muitas vezes sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado. O evento é gratuito e é solicitado aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Foto: Marcos Laffyte | Deriva 2016 - Caminho do Sol

Coordenado por Bráulio Vinícius Ferreira e Altillierme Carlo, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAV, o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogadas e psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar. Essa variedade proporciona uma equipe que
passa a lançar olhares outros para a cidade, agora de uma forma mais atenta e observadora.

Em tempos difíceis como o que atravessamos nos últimos dois anos, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto. Ao longo desses 10 anos reunimos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos - que são verdadeiras declarações de amor à Cidade - e rememorar bons momentos é uma das boas maneiras que encontramos para atravessar esse período juntos.

Com o avanço da vacinação e o retorno gradual e seguro de agendas presenciais, é com grande alegria que a Deriva do Bem retorna suas atividades em uma edição comemorativa de 10 anos. Inspirado no poema “Cidade Prevista”, do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, a Deriva de 2022 tem como tema “Cidade sem portas”. Com o patrocínio do CAU - GO, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, a edição de 2022 ocorre nos dias 19 e 20 de agosto dentro do Festival de Fotografia Goyazes. O bate-papo será no dia 19 de agosto, 19h, no Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária, com participação da geógrafa Sinara Sá e do jornalista Vandré Abreu. A Deriva acontecerá no dia 20 de agosto, no Centro de Goiânia - com ponto de encontro no Tô Bar, às 09h e o encerramento no mesmo local às 12h.

As inscrições podem ser feitas no site do evento: www.derivadobem.com.br

Categorias: Arte e Cultura