Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
exame físico

CORA do HC-UFG/Ebserh inicia treinamento de profissionais da Atenção Básica de Saúde da cidade de Itaberaí-GO

Em 05/08/22 13:44. Atualizada em 05/08/22 13:52.
Projeto visa treinar os profissionais para a realização de exames físicos da mama com o intuito de reduzir a incidência de tumores avançados e a mortalidade por câncer de mama
O câncer de mama é a neoplasia de maior incidência e de maior mortalidade na população feminina, sendo considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. As taxas de tumores diagnosticados em estágio avançado é bastante alta: saltou para 63% após a pandemia de Covid-19, somente no Estado de Goiás, sendo que o aceitável seria entre 15 a 20% dos diagnósticos.

Diante dessa realidade, o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA) do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, iniciou, no dia 25/07/2022, o treinamento de profissionais da Atenção Básica de Saúde da cidade de Itaberaí – GO para a realização de exames físicos da mama em mulheres que residem no município. O treinamento integra o projeto “Intervenção por meio de Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde Baseado em Evidências de Rastreamento em Exame Físico da Mama”, intitulado como Projeto Itaberaí.

O projeto prevê a divisão dos profissionais da Atenção Básica de Saúde em dois grupos que, ao final, os resultados serão comparados entre si. Tanto os Agentes Comunitários de Saúde quanto os médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família serão acompanhados por especialistas do CORA, ao longo dos anos, e as mulheres que necessitarem realizar os procedimentos para diagnóstico do câncer de mama, irão dispor de toda a estrutura e escopo do CORA - Centro Avançado de Diagnóstico da Mama do HC-UFG/EBSERH. O projeto está previsto para ser realizado em 16 anos, divididos em quatro ciclos de quatro anos.

Saiba mais aqui.

exame físico

 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Saúde HC