Papo Musical

PAPO MUSICAL

Em 16/08/22 15:09. Atualizada em 16/08/22 15:10.

Caetano Veloso

Os 80 anos de um dos gênios da arte brasileira

Caetanos Veloso (1942)

Músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro, Caetano Veloso, completou 80 anos de idade no ultimo domingo 07 de agosto, comemorado em grande estilo com um show, transmitido por plataformas digitais, rodeado pelos filhos: Moreno, Zeca e Tom, e, da irmã Maria Bethânia.

Caetano com os filhos e a irmã Maria Bethânia.

Com um passado e um presente que lhe garantem admiração no Brasil e exterior, Caetano, construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação, com grande valor intelectual e poético, se destacando como uma das principais referencia artísticas brasileiras.

O artista plural que nunca parou de compor nem de cantar, ao longo de sua carreira, também escreveu livros e produziu cinema. Caetano Veloso tem canções em trilhas sonoras no cinema nacional e  internacional como “Hable com Ella”, de Pedro Almodovar e em “Frida”, de Julie Taymor, recebendo, ao longo de sua carreira, inúmeros prêmios.

“Hable com Ella”, de Pedro Almodovar

Caetano Emanuel Vianna Teles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, no dia 07 de agosto de 1942. Filho de José Veloso, funcionário dos Correios e Telégrafos, e de Dona Canô, aos 14 anos de idade, veio de mudança com a família para o Rio de Janeiro.

Em 1960, a família voltou à Bahia, indo morar em Salvador. Nessa época, ao violão,  Caetano passou a acompanhar, sua irmã Maria Bethânia, em bares da cidade.

Foi ao lado de Gal Costa que Caetano grava “Domingo”, seu primeiro disco. A música “Alegria, Alegria” é classificada em quarto lugar no III Festival de MPB da TV Record.

Nesse momento, surge na música  brasileira um movimento de ruptura cultural que tem como marco o lançamento, em 1968, do disco “Tropicália ou Panis et Circensis”, disco-manifesto  do Tropicalismo, cujos participantes foram: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa,  os Mutantes  (banda) e o maestro Rogerio Duprat.

Capa do Disco “Tropicália ou Panis et Circensis”
fotografia realizada na casa de Oliver Perroy, fotógrafo da Editora Abril, SP

Outro fato que marca a vida e a carreira de Caetano Veloso foi o exilio. Caetano é preso pela ditadura militar, acusado de ter desrespeitado o Hino Nacional e a Bandeira. Em 1969, parte para o exílio, em Londres, voltando em 1971.

Deprimido com o exilio europeu, o artista baiano ganhou ânimo quando o produtor musical britânico Ralph Mace o convida para compor e gravar um disco na Inglaterra.

Álbum Caetano Veloso
Lançado na Inglaterra em junho de 1971 pelo selo Famous / GW (de Ralph Mace) e editado no Brasil via Philips no segundo semestre daquele mesmo ano de 1971

Já no Brasil, Caetano Veloso, Gal, Gil e Bethânia formam o grupo “Doces Bárbaros” gravam “Os Mais Doces dos Bárbaros” e excursionam por todo o país.

“Os Mais Doces dos Bárbaros”

Outro parceiro marcante  na vida e na carreira de Caetano foi  Gilberto Gil, que assim se expressa sobre os 80 anos de Caetano:

“meu afeto fortalecido de amigo e de irmão é tudo que posso lhe dar de presente no seu aniversário de 80 anos”

Gilberto Gil e Caetano Veloso

Na década de 80, ao lado de Chico Buarque, apresentou na televisão, o programa “Chico & Caetano”, onde cantava e recebia convidados.

Chico Buarque e Caetano Veloso

Caetano não para de produzir arte. Completa 80 anos nos brindando com sua genialidade que parece inesgotável.

Difícil escolher uma obra como exemplo. Optamos por “Sampa”, do álbum Muito – Dentro da Estrela Azulada, sendo a canção mais ouvida dentre os inúmeros sucessos do baiano Caetano.

Em vídeo ao vivo de março de 2017  – Caetano Veloso e Gilberto Gil – Caetano interpreta (voz e violão) “Sampa”

Observe! “Sampa” promoveu a ruptura na composição brasileira, libertando-a do vocabulário culto e do romantismo exagerado.

*Depois, deixe seu comentário e vamos papear também nas Redes sociais!

Categorias: colunistas Emac