Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
basquete

Basquete 3x3 da UFG tem boa colocação em Pan Universitário

Em 16/08/22 17:12. Atualizada em 16/08/22 17:21.

O resultado só foi possível pelo apoio da Universidade e outros patrocinadores  

Janyelle da Mata

A classificação e a viagem até Lima, no Peru, não foi fácil para o time masculino de Basquete 3x3 da Universidade Federal de Goiás (UFG). A equipe conseguiu a classificação para o Pan-Americano Universitário pelo segundo lugar nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Canoa Quebrada-CE. Os atletas chegaram à Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), em Lima, com a ajuda da UFG, apoiadores e vaquinha online. 

basquete

A classificação para o Pan-Americano Universitário de basquete 3x3 é do primeiro lugar do Jubs, que ficou para a Universidade Paulista (Unip). Porém a instituição já tinha vaga garantida na competição, por ser a atual campeã mundial do esporte, transferindo a vaga para o time da UFG, que conquistou o segundo lugar.

A delegação da UFG foi formada pelo treinador, Daniel Henrique Bernardes, a chefe da delegação, Tathyane Krahenbuhl. Também pelo estudante de educação física e atleta, Arthur Magnabosco, o estudante de arquitetura e urbanismo e atleta, Guilherme Magnabosco, o estudante de educação física e atleta, Vítor Zoccoli e o estudante de engenharia de transportes e atleta, Pedro Lucas Santiago. 

Com o orçamento atual da Universidade, foi inviável o pagamento total de todos os valores da viagem da delegação. Sendo necessário o apoio de outros parceiros além da UFG. Segundo o estudante de educação física e atleta de basquete 3x3, Arthur Magnabosco, as atléticas da Universidade foram essenciais para a concretização da viagem. “As atléticas da UFG arrecadaram mais de R$ 14 mil reais, através da Liga de Eventos da UFG, que organizou a Sunset do Pan em uma semana”, conta. O valor foi destinado para a passagem da chefe de delegação e a passagem e taxa de estadia e alimentação do treinador. 

A chefe da delegação Tathyane Krahenbuhl conta que a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc/GO) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) também apoiaram por meio de doações para o time. Ela explica que era importante sua presença porque era exigido a presença de um responsável ligado à Universidade durante a competição.  

Segundo o coordenador do Esporte e Lazer da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Wilson Lino, a Secretária do Estado de Esporte e Lazer (Seel) garantiu as passagens de avião para os atletas. O uniforme e uma taxa de U$360,00 para estadia e alimentação, foram doados pela empresa Só Bandeiras, parceira da Seel. A partir de contato da UFG, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) custeou a taxa necessária para a chefe da delegação, Tathyane Krahenbuhl.

O atleta Arthur Magnabosco conta que, a notícia de que o time havia se classificado foi dada apenas seis semanas antes do início do torneio. A preparação do time para o torneio foi apertada, afirma o treinador Daniel Bernardes. Os atletas do time também são estudantes da Universidade, e tem tempo limitado, ficando restritos a apenas um treino por semana. Daniel conta que em outras universidades, a realidade é outra, já que tem times que treinam duas vezes por dia, todos os dias. 

A conquista do quarto lugar foi muito importante, porque mostrou o esforço dos atletas, da Universidade e de como temos uma comunidade unida. “ Nós treinamos muito e foi difícil de encontrar os horários certos, porque o Guilherme ele estuda em Goiás e o Pedro Lucas estuda em Aparecida. Mas conseguimos nos organizar para treinar e chegar preparados na competição”, relembra Arthur. 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Esporte Institucional FEFD