Grupo Diversus

Grupo de Danças Diversus estreia espetáculo sobre o tempo

Em 18/08/22 12:26. Atualizada em 18/08/22 12:27.

Projeto de Extensão da FEFD promove a participação de artistas com deficiência no cenário nacional da dança

Geovanna Pires*

“Grupo de Dança Diversus” é o nome de um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) coordenado pela professora Marlini Dorneles de Lima. Ainda neste mês, o grupo estreia o espetáculo “Cartas Ao Tempo”, uma apresentação de dança virtual que fala sobre o passado, presente e futuro e que contou com a parceria entre a FEFD, o Instituto Arte e Inclusão do Centro Cultural (CC/UFG) e do grupo Investigação Corporal em Artes de Barreiras (GICA/BA).

Grupo Diversus

O espetáculo recebeu esse nome porque os diferentes artistas do grupo escreveram cartas diante de suas próprias perspectivas sobre as formas de compreender e viver o tempo. “Cartas Ao Tempo, vem da ânsia do hoje, mas também do desejo de nossos ancestrais de falar sobre quem faz, habita e dá sentido ao tempo e, sobretudo, da magnífica experiência de entrar em sintonia com o tempo do outro”, explica Marlini.

O Grupo de Dança Diversus se destaca por ser um coletivo de artistas com e sem deficiência, que contribui para a construção de discursos cênicos mais inclusivos e acessíveis. Por esta razão, o objetivo da apresentação virtual é dar ênfase ao protagonismo dos artistas no cenário nacional de dança, uma vez que o grupo é um dos três representantes de dança inclusiva do centro-oeste brasileiro.

O espetáculo é uma maneira de fomentar a atuação e o protagonismo ativo, político e criativo de pessoas com deficiência no panorama da dança cênica e que dá continuidade a divulgação do trabalho de um grupo de dança inclusiva, possibilitando que todos os artistas, durante o seu processo de formação artística, aprofundem as discussões sobre acessibilidade cultural na dança e na arte.

Sendo um dos poucos representantes de dança inclusiva no coração do Brasil, “Cartas Ao Tempo” foi premiado durante a segunda edição do Festival Funarte Acessibilidança. A equipe de criação e produção contou com professoras e discentes do curso de Dança da FEFD, servidores do CCUFG, professores e estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e Educação Física, da pesquisadora indigena e doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/UFG),  Eunice Tapuia, e pesquisadores do GICA. A estreia do espetáculo está marcada para o dia 23 de agosto e será transmitida pelo canal oficial do Youtube da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

* Estagiária de Jornalismo sob supervisão de Kharen Stecca e orientação de Silvana Coleta

Categorias: Arte e Cultura