Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Projeto extensão DEI

Projeto do Cepae envolve crianças no plantio de hortaliças à colheita

Em 22/08/22 10:29. Atualizada em 22/08/22 10:32.

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Aplicada à Educação projeto auxilia reflexões sobre meio ambiente e saúde

Gabriella Paiva

O projeto de extensão "Nossa horta: da semente à mesa", do Centro de Pesquisa Aplicada à Educação, envolve as crianças do Departamento de Educação Infantil da UFG em sua própria rede alimentar. Ao juntar pedagogia e nutrição, o projeto implementado desde 2015 busca trabalhar a reflexão "de onde vem as coisas", aprendendo desde o plantio da semente até a colheita da horta.

São vários os objetivos pretendidos, como incentivar e contribuir para a ampliação de conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente, a construção de hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento da capacidade de observar, descobrir e compartilhar conhecimentos sobre a relação homem e natureza. O projeto pedagógico prevê ações de plantio e cuidados com as hortaliças que envolvam as crianças do DEI e seus familiares, além de professores e funcionários da instituição.

Com isso, a participação das crianças e de seus familiares é constante durante todo o ano, através de oficinas de plantio e, ainda, o cuidado diário da horta. Os alunos são convidados a colocar a mão na massa, ao regar, capinar e replantar. Todos os alimentos são utilizados para a complementação da alimentação dos matriculados no DEI.

O "Nossa horta: da semente à mesa" teve início a partir de um outro projeto desenvolvido anteriormente com as crianças, que buscava trabalhar junto a elas de onde vinham as coisas. Ao perceber interesse e curiosidade no assunto, o projeto foi nascendo, até tomar forma em 2015. Desde então, é cadastrado e desenvolvido anualmente, excetuando o período da pandemia.

Fonte: Secom UFG

Categorias: educação Humanidades