Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
 i1.png

Simpósio da UFG promove conversa sobre saúde digital

Em 23/08/22 11:39. Atualizada em 23/08/22 11:39.

Primeira mostra científica de saúde digital ressalta importância da especialização de profissionai

Gabriella Paiva


A abertura do 4º Simpósio de Informática em Saúde da UFG, que aconteceu nesta segunda-feira (22), abordou os desafios para formação em Recursos Humanos em saúde digital. A professora Silvana de Lima, presidente do evento, afirmou que o evento é um espaço para compartilhar conhecimento, saberes e experiências para o fortalecimento do assunto em nível nacional. O simpósio foi transmitido pelo Canal Oficial da Universidade no Youtube e está disponível para acessos posteriores.
A mesa diretora foi composta pela Reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e por professores convidados pelo Programa Educacional em Saúde da UFG, que tem como objetivo principal promover a qualificação da formação de profissionais e gestores de saúde para a implementação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil. O evento foi realizado pela coordenação do projeto junto à Comissão de Governança da Informação em Saúde. A CGIS possui a missão contribuir para que a Universidade seja referência de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde.

 i2.png


A professora Angelita reafirmou o "compromisso da Universidade Federal de Goiás de avançar um projeto como esse", deixando a Instituição à disposição em todos os seus processos de produção de conhecimento. Ela completou sua fala ao dizer sobre a importância de defender o Sistema Único de Saúde, além das políticas públicas de saúde e de educação, ambas combinadas, contribuindo para um avanço importante no desenvolvimento do país, em que a UFG é a parceira.
A Palestra Magna de Abertura abordou a importância da capacitação e formação de Recursos Humanos em saúde digital para o Brasil, ministrada pela professora Zilma Reis, médica e docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Abordou-se ainda o conceito de saúde digital, além do seu mercado e formação. Por fim, ocorreu a mesa-redonda, em que foi apresentado um vídeo sobre os principais marcos da trajetória da primeira turma de especialização em saúde digital da UFG, formada em 2022 e a discussão do assunto. Durante o simpósio, ex-alunos e seus coordenadores compartilharam experiências sobre essa especialização.

 i1.png

Categorias: Institucional