oficina nanotecnologia anvisa

Oficina de nanotecnologia capacita servidores da Anvisa

Em 29/08/22 12:08. Atualizada em 03/01/23 16:38.

Professores da UFG ofertaram a oficina que contribuiu para aprimorar os critérios de avaliação de novos nanomedicamentos

Geovanna Pires

O Centro de Pesquisas Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas (Life), vinculado à Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), promoveu uma semana de capacitação com servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Denominado “Workshop em Nanotecnologia”, o objetivo do evento foi preparar esses técnicos às novas demandas do surgimento de medicamentos nanotecnológicos.

oficina nanotecnologia anvisa

A semana de capacitação ocorreu entre os dias 22 e 26 de agosto e foi organizada pelas professoras da FF, Eliana Martins Lima e Thais Leite Nascimento. Ao todo, participaram oito técnicos da Anvisa que trabalham no setor que avalia e regula os pedidos de registros dos novos medicamentos. “Pudemos contribuir com eles na elaboração de alguns documentos e guias que são necessários para a análise dos novos produtos que vão aparecendo e para o entendimento dos processos regulatórios de registro desses medicamentos”, destaca Eliana.

A ideia de realização do evento surgiu há mais de dois anos, durante uma conversa entre a servidora da Anvisa, Thais Rocha, e a professora Thais. “Nasceu a partir do interesse dos servidores em conhecer um pouco mais sobre os detalhes das técnicas utilizadas para o estudo e preparo de nanomedicamentos. Conseguimos nos organizar para transmitir um pouco da nossa experiência e fazer essa troca de informações como uma forma de estreitar as relações entre a Anvisa e a Universidade”, explica a professora.

Os resultados foram bastantes positivos e significativos, e os servidores tiveram a oportunidade de presenciar e experimentar a forma de preparo desses medicamentos e algumas técnicas de análise desses produtos, uma vez que são técnicas bem diferentes das utilizadas para medicamentos convencionais. “Enquanto agência reguladora, essa troca foi muito importante, pois, nós temos perguntas e os pesquisadores e as professoras das UFG possuem várias respostas e, quando não tem, a estrutura montada permite a realização de pesquisas para buscá-las. Que bom que a gente pode realizar um encontro como esse. Foi muito especial”, aponta Thais Rocha, servidora da Anvisa.

Essa troca de experiências e informações entre a UFG e os técnicos da Agência foi importante para melhorar a capacidade de análise dos documentos e pedidos de aprovação dos novos nanomedicamentos, conforme destaca a professora Thais: “Essa troca entre Universidade e os profissionais da Anvisa servirá para que eles se sintam mais preparados na hora da avaliação dos dossiês enviados pelas empresas que desenvolvem nanomedicamentos e desejam a avaliação e aprovação pela Anvisa”.

Pesquisas em Nanotecnologia

O Centro de Pesquisa Life congrega vários laboratórios e está localizado no Parque Tecnológico Samambaia. O FarmaTec faz parte do Life e é especializado em tecnologia e nanotecnologia farmacêutica. Conforme explicado pela professora Eliana, o enfoque principal deste laboratório é o trabalho com nanotecnologia aplicada a nanomedicamentos. Atualmente, diversos projetos financiados por agências públicas estão em andamento.

“Estamos trabalhando com temas de inovação muito importantes e, há alguns anos, iniciamos uma pesquisa voltada para o uso de nanomedicamentos no tratamento de doenças infecciosas ao mesmo passo em que desenvolvemos uma série de projetos que apareceram voltados ao combate da covid-19. Esperamos ter uma contribuição científica bastante marcante com isso e, quem sabe num futuro próximo, participar não só na construção de conhecimento, mas na geração de produtos relevantes para a sociedade”, afirma a professora.

Categorias: Saúde