mobilização

Semana de Conscientização Profissional sobre Mobilização Precoce

Em 09/09/22 17:05. Atualizada em 09/09/22 17:08.

Projeto de extensão da UEG promove a conscientização sobre a importância da intervenção de mobilização precoce na UTI Adulto do HC-UFG

Em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh participou da Semana de Conscientização Profissional sobre Mobilização Precoce, um projeto de extensão elaborado pelo Prof. Dr. Erikson Custódio Alcântara, supervisor de estágio em fisioterapia em UTI pela UEG. O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a importância da intervenção de mobilização precoce na UTI, conscientizar os profissionais médicos e a equipe multiprofissional sobre a intervenção de mobilização precoce, divulgar a mobilização precoce para o conhecimento de todos os profissionais e pessoas no ambiente da UTI e estimular a discussão sobre o tema da mobilização precoce.

Segundo o Prof. Dr. Erikson Custódio Alcântara, a mobilização precoce é uma intervenção fisioterapêutica baseada em exercícios físicos. Mas, apesar de ser uma intervenção fisioterapêutica, a mobilização precoce deve, obrigatoriamente, envolver todos os membros da equipe multiprofissional. “A equipe médica deve compreender o processo de indicação e contraindicação da prescrição da mobilização precoce para o perfil de paciente crítico na UTI. A Mobilização Precoce reduz de 1,5 a 3,3 dias de internação na UTI, ou seja, ela pode contribuir para a redução de gastos, não só financeiros, mas também com redução das mazelas e prejuízos funcionais para o doente. O projeto foi idealizado para levar ao profissional mais conhecimento e atualização sobre o que a mobilização precoce pode oferecer de benefícios para os pacientes internados na UTI”, destaca o professor.

Leia a matéria completa aqui.

Categorias: Saúde HC