Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Ekaterina

Ética no uso de animais de laboratório é discutida no IPTSP

Em 29/09/22 13:12. Atualizada em 29/09/22 15:41.

A temática é disciplina ofertada pela UFG Doutoral em parceria com a CEUA/UFG

Marina Sousa  

"Cuidado e manejo de animais de laboratório para pesquisa e ensino" foi o tema de curso sediado no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), nos dias 22 e 23 de setembro. A ação é coordenada pela professora do IPTSP, Marina Pacheco Miguel, em parceria com a professora Liliana Borges de Menezes, que também é responsável pela  Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Goiás (CEUA/UFG). O curso é uma disciplina ofertada pelo Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral (UFG Doutoral), que visa criar uma integração mais colaborativa entre os diferentes programas de pós-graduação da Universidade, proporcionando não só conhecimento para os estudante da instituição, como também espaço para comunidade em geral que tenha interesse no assunto. Ao todo 47 pessoas participaram da disciplina que é ofertada desde 2017 a partir de uma iniciativa da CEUA. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) também é uma das apoiadoras do projeto.

Ekaterina Akimovna Botovchenco
 Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera discutiu sobre Ética no uso de animais em experimentação e ensino (Fotos: Marina Sousa)

Durante os dois dias de curso, os participantes puderam contar com uma extensa programação que discorreu sobre as noções teóricas-práticas dos cuidados e manejo de animais utilizados em pesquisa e ensino, com ênfase em roedores, a fim de garantir o bem-estar animal e, consequentemente, uma ciência de qualidade pautada em princípios bioéticos. De acordo com a professora Marina Pacheco Miguel, anteriormente a disciplina era realizada esporadicamente sob demanda, mas a criação da disciplina permitiu que a oferta fosse anual e consolidada na UFG. “A disciplina pode ser cursada por alunos de pós-graduação, graduação, servidores e externos à UFG que se interessem pelo tema e tem como principal relevância o dever da CEUA em cumprir o seu papel de educador e mais recentemente auxiliar os pesquisadores no cumprimento da Resolução Normativa n° 49/CONCEA que determina a obrigatoriedade de atualização na área para desenvolvimento de pesquisas com animais”, ressalta Marina Pacheco Miguel.

Professora Marina Pacheco
Professora do IPTSP, Marina Pacheco

Inúmeros remédios, vacinas  e produtos são desenvolvidos a partir de estudos com estes animais e ponderando essa relação é que o curso começou com a palestra da servidora técnico-administrativa aposentada da UFG, Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera que discutiu sobre Ética no uso de animais em experimentação e ensino, Introdução à Ciência de Animais de Laboratório e sua legislação, bem como, a discussão sobre os 3 R’s e alternativas ao uso de animais em ensino e pesquisa. Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera possui uma longa carreira. Reconhecida por inúmeros esforços pelo seu trabalho e contribuição na área de medicina e ciência em animais de laboratório, ela foi a primeira profissional de medicina veterinária fora dos Estados Unidos a receber o prêmio Charles River.

Ao todo 47 pessoas participaram da disciplina
Ao todo 47 pessoas participaram da disciplina

Além disso, outros grandes pesquisadores e/ou professores como: Taís Andrade Dias de Souza; Leandro Guimarães Franco; Renata Mazaro Costa; Marina Pacheco Miguel; Daniel Silva Goulart; Alessandra Gimenez Mascarenhas; Thiago Lopes Rocha e Liliana Borges de Menezes Leite discursaram sobre inúmeros pontos, desde a medidas humanitários e eutanásia, ética, bem-estar e aspectos legais na experimentação e ensino com animais de produção; Tipos de biotérios, status e cuidados sanitários; Manejo reprodutivo de roedores; Dor, estresse, analgesia e anestesia em animais de laboratório; Bem-estar de peixes empregados em pesquisa e etc.

Atuação da CEUA

Ao utilizar animais em pesquisas é importante salientar que há modelos específicos que permitem também usar menos animais nos experimentos, mas há os casos que são necessários o uso desses animais, pois eles são os modelos mais parecidos com os humanos para se desenvolverem estudos científicos e tecnológicos em saúde, portanto é primordial que tenha  uma Comissão de Ética no Uso de Animais, que na Universidade Federal de Goiás (UFG) é  CEUA. Coordenado pela professora Liliana Menezes essa comissão visa dispor e validar as práticas no uso e manejo de animais, ela ainda complementa que o curso tratou sobre as Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal e transmitiu noções teórico-práticas, a fim de garantir o bem-estar animal e uma ciência de qualidade pautada em princípios bioéticos. “Estou muito satisfeita com a participação de discentes, docentes e servidores técnicos-administrativos da UFG, além de participantes de outras instituições. Isto significa que estamos fomentando a reflexão ética sobre a pesquisa científica", finaliza a professora Liliana Menezes.

professora Liliana Menezes
Coordenadora do CEUA, professora Liliana Menezes

 

Time de Especialistas
Times de especialistas, da esquerda para a direita: Thiago Rocha (IPTSP); Leandro Guimarães (EVZ); Renata Mazaro (ICB) Alessandra Gimenes (EVZ);Daniel Goulart (IPTSP) (Fotos: Marina Pacheco)

Fonte: Secom UFG

Categorias: Tecnologia