blitz

Blitz energética da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética ocorre segunda-feira na escola Sesi Planalto

Em 07/10/22 16:16. Atualizada em 07/10/22 16:17.

Projeto de extensão da UFG oferece oficinas e divulga game para conscientização do uso consciente da energia

A Blitz energética da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) ocorre na próxima segunda-feira (10/10) na escola Sesi Planalto. O objetivo é disseminar os conceitos da Eficiência Energética, relacionando-os aos equipamentos de uso cotidiano dos estudantes e promovendo a consciência sobre o uso racional da energia elétrica. Na oportunidade, também será apresentado o game criado pela comissão nacional da ONEE, onde os estudantes terão a oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre a temática. O evento regional da Blitz é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG) e faz parte da programação nacional da Olimpíada, que ocorre nos dias 24 e 29 de outubro (primeira e segunda fase).

A programação da Blitz regional vai contar com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Luana Cássia Miranda Ribeiro, e a pró-reitora Adjunta da Proec, Adriana Régia Marques de Souza, do coordenador de Popularização da Ciência da Proec UFG e coordenador nacional da Olimpíada, Renato Cândido da Silva, e da coordenadora de projetos de Eficiência Energética da Enel, Luiza de Souza Meirelles, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). A ideia da Blitz regional no Sesi é atingir entre 30 a 50 alunos do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e divulgar as inscrições para a Olimpíada Nacional, que ficam abertas até dia 21 de outubro.

Em sua 2° edição, a ONEE aposta em técnicas de “gamificação”, uma técnica que aplica instrumentos de jogos em provas e desafios. Os participantes da competição irão aprender sobre maneiras de adotar a eficiência energética no cotidiano, tudo isso de maneira dinâmica e divertida. A estratégia também será utilizada ao longo das Blitz, onde os participantes terão a oportunidade de jogar o game criado pela Comissão Nacional da Olimpíada e que pode ser acessado virtualmente aqui

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE)

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) é um evento técnico/científico que busca compartilhar informações sobre economia de energia elétrica, através de provas e desafios. Utilizando o moderno conceito de “gamificação”, a competição visa ensinar sobre economia de energia de forma lúdica e interativa. Um dos objetivos da Olimpíada é tornar essa nova geração de consumidores em agentes multiplicadores de técnicas de eficiência energética. Através da ONEE, os estudantes irão aprender mais sobre o uso racional e consumo consciente de energia elétrica. Podem participar da disputa, estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A 2° edição da ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee), parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e realização das distribuidoras de energia l: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

Categorias: Evento Tecnologia