economia da saúde

Vem aí novidades sobre Economia da Saúde

Em 19/10/22 17:56. Atualizada em 20/10/22 09:48.

Iniciativa visa a publicação de notícias sobre Economia da Saúde e conta com o apoio do Ministério da Saúde e Universidade Federal de Goiás

Texto: Marina Sousa e Ângela Bagattini (UFG)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho (Desid/SE) estabelece novas diretrizes de comunicação para o fomento e ampla divulgação sobre temas relacionados à Economia da Saúde. Desde 2016 a UFG promove o curso de Economia da Saúde em parceria com o Desid/SE/MS com quatro turmas finalizadas e uma em andamento.

De acordo com a médica epidemiologista, infectologista e coordenadora do curso em Economia da Saúde da UFG, Cristiana Toscano, a iniciativa visa estabelecer um canal com toda a rede de profissionais e pesquisadores que buscam discutir assuntos relacionados à Economia da Saúde. “Essas notícias visam trazer novidades relativas aos processos de incorporação de tecnologias, uso da Economia da Saúde no processo de gestão em saúde, análise de custos, epidemiologia, bem como informações sobre o projeto executado pela UFG e Desid/SE/MS, além de temas relativos à capacitação em Economia da Saúde para que também possamos avançar na integração dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) em todo o País”, explica Cristiana Toscano. Segundo Jacqueline Portales Cesar Ferreira do Desid/SE/MS a iniciativa e parceria com a UFG busca contribuir para o desenvolvimento do campo da Economia da Saúde no SUS. “Ao disponibilizar e divulgar informações e temas relevantes da área, além de promover a interação entre os principais atores envolvidos, com o objetivo final de qualificar a gestão e melhorar o acesso do cidadão às ações e serviços de saúde, também prestamos um serviço a toda a sociedade”, finaliza Jacqueline Portales Cesar Ferreira.

As notícias, informes e novidades também serão publicados na página da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Economia da Saúde –  que representa o Portal Nacional de Informações do Ministério da Saúde sobre Economia da Saúde, e por meio da Rede de Economia da Saúde – Rede Ecos. Assim, esse projeto objetiva fortalecer a interação e contribuição de diversos profissionais atuantes na área, nas fontes de informação relevantes geradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E para que isso fosse possível foi criada uma equipe multidisciplinar composta pela doutora em Saúde Pública pela UFG, Ângela Bagattini que também é coordenadora de tutoria de Projetos da Especialização em Economia da Saúde (UFG); A biblioteconomista do Desid/SE/MS, Jacqueline Portales Cesar Ferreira que também é responsável pela Rede Ecos;  Ana Lúcia de Melo, coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador (Nuest) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas/UFG) e pela jornalista do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), Marina Sousa.

A Rede ECOS busca contribuir para o desenvolvimento e institucionalização da Economia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com consequente incorporação da área no processo decisório de gestão, além de avançar na integração dos Núcleos de Economia da Saúde – NES, inseridos na estrutura das Secretarias de Estado de Saúde estadual e municipal e, ainda, fortalecer a da rede da Biblioteca Virtual em Saúde Economia da Saúde (BVS ECOS).

Caso você faça parte de algum grupo de discussão sobre Economia da Saúde, promova cursos, palestras ou ainda tenha sugestão de algum assunto entre em contato por meio: economiadasaude.ufg@gmail.com ou pelo comunicacaodesid@saude.gov.br .

Conheça mais sobre o curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG

Especialização em Economia da Saúde da UFG

A criação do curso trata-se de uma  iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio do seu Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho (Desid/SE/MS) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS).

O projeto teve a primeira edição entre 2016-2018, com a capacitação de 47 profissionais em Economia da Saúde (nível especialização), modalidade de Ensino à Distância (EAD). Os profissionais capacitados desenvolveram e apresentaram trabalhos de conclusão de curso abordando temas de relevância para a gestão do SUS, alguns deles de destaque e excelência reconhecida em eventos nacionais e internacionais da área e o projeto também foi apresentado em evento internacional.  Pelos seus resultados ao final da edição, a parceria foi renovada.

Na segunda edição (2019-2024), além da formação de três turmas de especialização em Economia da Saúde, o projeto está desenvolvendo ações de ampliação e a disseminação de conteúdo na área, para promover o fortalecimento e uso da Economia da Saúde para a qualificação da gestão do SUS.

A coordenação, do projeto, é realizada pela professora Cristiana Toscano da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a vice-coordenação de Sérgio Piola do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Como parte da equipe há professores convidados da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e IPEA.

O currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG é dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Saúde Pública e Conceitos em Epidemiologia

Módulo 2: Conceitos em Economia, Políticas, Gestão e Financiamento da Saúde

Módulo 3: Gestão de Recursos e Custos

Módulo 4: Avaliação Econômica Aplicada à ATS

Viste o site do curso - https://economiadasaude.iptsp.ufg.br/

Categorias: Saúde IPTSP