ONEE.png

Escola Sesi Planalto aplica nova etapa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Em 03/11/22 08:59. Atualizada em 03/11/22 09:00.

Ação em parceria com a UFG visa conscientizar estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre consumo consciente

Texto: Eduardo Borges

Fotos: Carlos Siqueira

ONEE.png

A escola Sesi Planalto em Goiânia-GO recebeu na última quarta-feira (26/10) a etapa de provas e desafios da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A ação tem como objetivo conscientizar estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental público e privado sobre questões referentes ao consumo consciente de energia elétrica. Em 2022, a ONEE ocorre até o dia 29 de outubro, contando com a distribuição de prêmios como medalhas, notebooks e bolsas de estudo. A olimpíada é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Universidade Federal de Goiás (UFG) e as concessionárias de energia CELESC, CEMIG, COPEL, CPFL, EDP, ENEL, ENERGISA, EQUATORIAL, NEOENERGIA e LIGHT.

A nova fase conta com atividades feitas no âmbito da “gamificação”, que utiliza de conceitos dos videogames para que os estudantes possam testar seus conhecimentos sobre uso devido de energia ao mesmo tempo em que se divertem. Para o coordenador de Popularização da Ciência da Proec/UFG e diretor nacional da ONEE, professor Renato Cândido da Silva, a olimpíada é uma ação articulada fomentadora da própria cidadania.

“As escolas são formadoras de cidadãos e existe a responsabilidade de apresentar reflexões sobre o uso racional da energia elétrica, sendo este o principal objetivo da ação. Difundimos a olimpíada para todo o Brasil e neste momento temos cerca de 100 mil estudantes inscritos participando em todo o território nacional, sendo Goiás o estado com o maior número de inscritos com 4 mil”, destaca o coordenador da ONEE.

ONEE1.png

Estudante Daniel Alves diz que experiências com outras olimpíadas o fez gostar de atividades deste tipo

Prova

O coordenador pedagógico do turno matutino do Sesi Planalto, professor Jaime Mendes da Cunha, relatou que os estudantes já têm o costume de fazerem avaliações externas, projetos e olimpíadas como a ONEE. Durante sua fala, aproveitou para fazer um panorama sobre a blitz energética promovida na escola, que discutiu sobre o consumo consciente de energia.

O professor informou que todo o aprendizado é compartilhado entre docentes e estudantes. "O que ocorre é uma multiplicação das ideias. Creio que agora colocando a mão na massa com a prova, os estudantes vão ter um feedback melhor de mais um processo do projeto como um todo", completa Jaime.

Reforçando as palavras do coordenador, o estudante de 14 anos do 8° ano, Daniel Alves, relata que ter participado de outras olimpíadas o fez criar apreço pelas atividades. Elogiou a prova da ONEE, e explicou seu funcionamento, dizendo se tratar basicamente de um jogo de videogame que simula uma casa real e seus gastos com energia elétrica. Passando pelos cômodos e pelos eletrodomésticos, é possível mensurar gastos e calcular reduções de consumo com ações simples como abrir uma janela no tempo quente ou substituir equipamentos por outros que consomem menos energia, como é o caso de um ar condicionado em comparação a um ventilador.

Já a estudante de 15 anos do 9° ano, Ana Carolina, afirmou que questões energéticas são de suma importância dada sua presença. Todo indivíduo em sociedade tem contato direto ou indireto com o tema, o que torna o debate um tópico essencial, sendo a Olimpíada uma transposição disto.

"A prova da ONEE é muito importante porque é algo com relevância e que deve ser trabalhado principalmente conosco que somos jovens, porque daqui a pouco vamos estar mexendo diretamente com essas questões no mercado de trabalho, com as profissões do nosso futuro”, afirma Ana Carolina.

ONEE3.png

Estudante Ana Carolina ressaltou o impacto de ações como a ONEE no futuro dos jovens

Frutos

O diretor do Sesi Planalto, professor Rogério Viana, defende que a participação de estudantes em projetos como a ONEE oferecem também oportunidades curriculares para futuros ingressantes universitários. É uma ação em cadeia que dado seu amplo alcance, não é possível fazer mensurações.

“Estimular o estudante a participar de ações como essa tem também o lado do desenvolvimento enquanto sociedade. Uma vez que incentivamos a pesquisar sobre eficiência energética, o estudante com certeza vai ser o principal vetor de economia dentro de sua residência porque vai estar falando com os pais e responsáveis sobre o tema. Esperamos que em um futuro bem próximo essa iniciativa da UFG e dos parceiros renda bons frutos para a população enquanto economia e desenvolvimento social. O caminho é certo, o fruto também. A colheita pode demorar um pouco, mas tudo chega no seu tempo", afirma o diretor do Sesi Planalto.

Categorias: Tecnologia Notícias Noticias