
Evento discute soluções tecnológicas para construção civil
Também foi inaugurada a exposição fotográfica Desentulhe que mostra a questão do descarte indevido de resíduos da construção civil
Kharen Stecca
Ouvir engenheiros do mercado e conhecer as ferramentas que estão sendo utilizadas para otimizar a construção civil foi o objetivo do evento presencial realizado pelos membros do Projeto de Extensão Podcast Em Construção, realizado com apoio do CREA-GO no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon-GO). O evento teve como tema: Tecnologia e o Lean Construction: Cases e experiências em busca da otimização na gestão de edificações verticalizadas. O evento trouxe representantes do CREA-GO, da Universidade Federal de Goiás e construtoras de Goiânia.

A professora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e coordenadora do projeto explicou que a intenção é promover um debate construtivo sobre quais as soluções tecnológicas desenvolvidas no mercado se adequam às necessidades das empresas. Também o que as empresas construtoras goianas estão utilizando e que de fato tem funcionado de maneira integrada. O evento também fez um balanço do projeto do Podcast, alcance e temas tratados em 2022.
Entre os temas debatidos destacaram-se os softwares de monitoramento da obra em tempo real, seja na questão de segurança do trabalho, tarefas das equipes, até mesmo controle de material. Também foi questionado o quanto a universidade tem se aliado ao mercado para pensar soluções para a construção civil e o quanto ainda há dificuldades para que as empresas busquem a universidade para soluções e inovações, ficando apenas na relação com estágios. Por outro lado, o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção foi apontado como uma forma de unir a expertise da universidade para pensar soluções para o mercado da construção civil.
Outra questão levantada foi a necessidade de pensar na capacitação de pessoal para uso dessas ferramentas e o uso de drones para escaneamento da obra, fazendo acompanhamentos impossíveis para seres humanos e tornando a obra mais ágil e com maior segurança na execução.

Exposição DESEntulhe - No hall do evento foi apresentada pela primeira vez a Exposição Desentulhe (Desenvolvimenot de Estratégias Sustentáveis para Entulho), projeto de extensão do professor da EECA, Éder Santos. O projeto reúne fotos produzidas por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio com celulares. A intenção é a denúncia da questão do descarte incorreto de entulho e lixo na cidade. As fotos foram escolhidas por uma comissão. A exposição é itinerante e será apresentada em outros locais.
A professora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG e coordenadora do projeto Podcast ‘Em Construção’, Tatiana Gondim do Amaral, conversou com a jornalista da Rádio Universitária UFG Ana Flávia Pereira. Ouça a entrevista, clicando aqui.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Tecnologia EECA