metrópole

Goiânia é tema de publicação nacional sobre reforma urbana

Em 19/12/22 17:10. Atualizada em 19/12/22 17:25.

Livro integra a coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, lançada pelo INCT Observatório das Metrópoles

O Núcleo Goiânia do INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade”. A obra está estruturada em 12 capítulos, que trazem observações no sentido de promoção de um ambiente urbano inclusivo, indicando as possibilidades para a reforma urbana que a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) necessita. A publicação foi organizada pelos pesquisadores Celene Barreira, Marcos Haddad e Aristides Moysés, e faz parte da coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, composta por mais 16 livros sobre as metrópoles nas quais o Observatório está organizado como Núcleos Regionais.

De acordo com uma das organizadoras do livro, Celene Barreira, trata-se de uma abordagem inédita, na perspectiva da reforma urbana para a RMG. “Como resultado foram elencadas propostas, considerando a resiliência e a necessidade de enfrentamento das desigualdades prevalecentes no território, bem como o esforço de assegurar um direito efetivo à cidade na RMG”, sublinha. O também organizador do livro, Aristides Moysés, afirma que se trata de uma obra de grande relevância para os estudiosos da questão urbana e metropolitana, tanto por pesquisadores locais e regionais, quanto por pesquisadores nacionais. “Este livro tem o mérito de reunir dados de pesquisas primárias sobre as políticas transversais (saúde, educação, cultura, habitação, assistência técnica, meio ambiente, gerenciamento de risco, defesa civil, mobilidade, economia, segurança, agricultura urbana). Cada uma dessas políticas, a partir de diagnósticos bem elaborados, produz prognósticos cuja perspectiva indica caminhos para a elaboração e edição de políticas públicas, visando a superação das desigualdades sociais e territoriais na RMG”, pontua.

Temas abordados

“Em linguagem simples, os autores discutem temas atuais e relevantes, como a agricultura urbana, a segurança pública, o papel das mulheres nas cidades, os movimentos sociais, os regimes políticos, além de temas que sempre permearam a discussão urbana, como a economia, o planejamento, o meio ambiente, a habitação”, ressalta um dos organizadores da obra, Marcos Haddad. De acordo com ele, a publicação é importante para compreender os divergentes processos que ocorrem na dinâmica da metrópole Goiânia e, em cada capítulo, procurou-se levantar os embates que ocorrem no território e apresentar sugestões de alternativas que possam amenizar os impactos negativos, com alternativas inclusivas que contemplem a população que vive nesta região metropolitana.

O livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, do Núcleo Goiânia, contou com a participação de 34 pesquisadores e pesquisadoras, que fazem parte da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), instituições envolvidas no projeto.

A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em formato digital, o livro está disponível para download no site do projeto: reformaurbanadireitoacidade.net/livros

metrópole

Categorias: Ciências Naturais IESA