bateria

Baterias podem ser mais eficazes e sustentáveis

Em 06/02/23 11:22. Atualizada em 06/02/23 11:22.

WebCiencia IQ-UFG realizou palestra em seu canal de YouTube discutindo o futuro das baterias

Jayme Leno

Muitos estudos estão buscando possibilidades na produção de novas fórmulas para armazenamento de eletricidade e as problemáticas que os atuais modelos provocam no planeta. Para falar sobre o futuro das baterias, o canal Webciência do Instituto de Química da UFG recebeu no dia 30 de janeiro, o palestrante convidado, Iran Gallo. Ele compartilhou sua pesquisa sobre eletroquímica, que foi motivada pela criação de novas baterias, com maior eficácia, baixo custo e que possa aproveitar e armazenar por mais tempo energia natural do planeta.

bateria

Pós-doutor em Física Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e químico na empresa Volkswagen caminhões e ônibus, Irã iniciou a apresentação descrevendo um pouco de seu currículo acadêmico e como chegou nessa área. Ele apresentou os benefícios do uso da bateria para a sociedade, tanto em aparelhos tecnológicos quanto em automóveis, visto que, carros eletrônicos produzem menos CO2, em comparação  aos de combustão. Ademais, a dependência de energia fósseis, que é de difícil extração, diminuirá ajudando no reajuste da inflação.

Entretanto, a produção de eletricidade deve andar em conjunto com a evolução desses recipientes. Isso porque, para a diminuição de CO2, é preciso meios de aproveitamento dos recursos naturais. Com o tempo, poderíamos ter um futuro de tecnologia sustentável, onde se tornaria possível baterias que se recarregam em segundos e duram semanas, com uma vida útil maior, mais segura. Apesar de parecer algo utópico, o palestrante explica que é possível, porém é preciso buscar por essa tecnologia, com base em estudos e testes já existentes.

Além das situações ambientais que rodeiam os modelos atuais, existe um perigo para a saúde do ser humano de forma direta, onde elas utilizam certas substâncias em sua elaboração, que quando mal descartada, provoca doenças ou até mesmo explosões. Visto que, a maioria dos aparelhos tecnológicos utilizam fornecedores de energia, sem possibilidade de reciclagem.

Para embasar sua explicação, Irã contou uma breve história dos compartimentos de armazenamento de eletricidade e sua evolução: hoje, ao invés de chumbo,utiliza-se baterias de Lítio-Íon (modelo  compacto e com 5 vezes mais capacidade energética) . Apesar de significar um grande avanço tecnológico, ainda é preciso estudar meios de captação de coletagem e reserva de energia.

A partir dessa introdução, ele discorreu sobre os meios que podem ser alterados para a melhoria dessa tecnologia, além de informar que cada aparelho ou automóvel precisará de um tipo e formato específico, por conta do porte e da necessidade dele. Ademais, ele sugeriu, de forma resumida, fórmulas químicas para criação de novos modelos ou de melhorias para o suporte de eletricidade.

A transmissão pode ser acessada no YouTube WebCiência IQ-UFG. Acesse aqui a palestra

Webciência - WebCiência IQ-UFG é um evento científico que ocorre no formato de webinários, o qual dá continuidade à ação anterior (presencial) intitulada Química às 13. É promovido pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás e congrega uma atmosfera interativa e colaborativa, com o objetivo de discutir o estado-da-arte da Química e áreas afins.  O projeto tem atingido não só outros estados do Brasil, como locais no exterior com mais de 25 mil visualizações no total.

Categorias: Tecnologia IQ