Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Fausto Nomura

Publicação científica: você sabe se está no caminho certo?

Em 17/02/23 10:16. Atualizada em 17/02/23 12:29.

Professor da UFG dá dicas sobre boas práticas científicas, esclarece dúvidas acerca da submissão de trabalhos e alerta para as armadilhas das revistas predatórias

Larissa Rocha

A palestra, que é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG),  foi realizada de forma virtual com transmissão no canal do youtube da instituição (UFG) e mediação da professora Fabíola Fiaccadori, diretora de Pesquisa da UFG. O evento faz parte do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação e teve como foco o debate acerca dos caminhos percorridos para a publicação de artigos científicos. 

O palestrante convidado, professor Fausto Nomura, integrante do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, falou sobre a finalidade de se fazer esse tipo de publicação, ressaltando o foco na divulgação e exploração científica para a verificação de conhecimento, por parte dos pesquisadores que buscam mostrar os resultados dos trabalhos. 

Além disso, foi destacada a importância de se seguir uma estrutura para a publicação científica, que deve responder questões como: Quais os objetivos da pesquisa? O que você fez para alcançar esses objetivos? O que você encontrou depois de aplicar os métodos propostos? Como seus resultados se integram ao que já é conhecido na área? Com quais outros autores você “conversou” durante sua pesquisa?

Outro ponto importante salientado pelo professor durante a transmissão foram os cuidados a serem tomados com as revistas e editoras predatórias que, segundo ele, são entidades que  não estão interessadas na relevância das publicações científicas e sim em interesses próprios que visam o lucro. 

Segundo ele, essas instituições por facilitarem a submissão de artigos  acabam “pescando pessoas para cair num golpe”, e essas ações acabam afetando a qualidade do trabalho científico, com publicações que não foram revisadas da forma que deveriam. Sobre essa perda de qualidade,  ele cita ainda as falsas evidências da área da Saúde acerca dos cuidados tomados durante a pandemia, que para ele podem ter sido tiradas desse tipo de veículo predatório. 

Por fim, deixou-se ao longo da palestra um alerta para os novos pesquisadores sobre essas instituições, e uma mensagem tranquilizadora para aqueles que temem a rejeição no momento da submissão de trabalhos. O professor ressalta que não há problema em ter um trabalho recusado, o mais importante é que após as várias tentativas, ele seja aceito e publicado por uma revista séria e que trabalhe de maneira transparente com seus pesquisadores.

As dicas dadas por ele para conseguir alcançar a submissão de trabalhos são: buscar ajuda e orientação de quem tem mais experiência, procurar por disciplinas sobre boas práticas em Ciência nos cursos de graduação e pós-graduação, ler e pesquisar sobre o assunto, participar de seminários e palestras que debatem o assunto, divulgar suas experiências e por fim procurar pelo manual de boas práticas em Ciência da instituição em que estuda.

O manual de boas práticas da UFG,  “o Guia de Integridade Acadêmica” pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI-UFG).

A transmissão da palestra pode ser acessada no canal do youtube da UFG.

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional