Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
mapa perm e calendário

Evento abre discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO)

Em 01/03/23 09:08. Atualizada em 08/03/23 11:28.

UFG é uma das instituições parceiras do projeto junto a outras universidades, governo e setor produtivo

Kharen Stecca

Destacar a importância do planejamento para o setor de mineração do Estado de Goiás de forma a promover o desenvolvimento para os municípios, atraindo novos investimentos, para elevar  a competitividade da atividade e diminuir as desigualdades no Estado. Esses foram alguns dos argumentos levantados na abertura do Primeiro Seminário Temático para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais do Estado de Goiás. O evento foi realizado no dia 28 de fevereiro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a temática “Política Mineral Goiana: Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral”. Diversas autoridades e também pesquisadores discutiram pontos importantes para entender o setor e construir políticas públicas que permitam o desenvolvimento econômico do Estado por meio da mineração.

evento PERM 2802
Governador Ronaldo Caiado participou da abertura do evento (Fotos: Luna Apóstolo)

 

A Universidade Federal de Goiás é uma das instituições parceiras do projeto, responsável pela área de comunicação das ações e também com diversos pesquisadores da área que estão trabalhando no Mapeamento de Oportunidades do Setor Mineral 2022-2042. A Fundação de Apoio a Pesquisa da UFG também é responsável pela gestão do convênio com entre Estado de Goiás e UFG. Várias outras universidades também estão engajadas no projeto. 

O evento é o primeiro de uma série de 25 encontros previstos para este ano, que serão realizados em diversas cidades do Estado para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais. O projeto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), reuniu representantes de universidades, setor produtivo, gestores federais, estaduais e municipais, além de instituições diversas. 

O seminário também contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, que afirmou que tem lutado para que a mineração de Goiás possa progredir. De acordo com o governador, tal crescimento deve vir acompanhado de fiscalização e controle. “Temos de nos preocupar também com a segurança”, acrescentou. 

Durante a abertura, o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga, afirmou que o Estado busca, junto ao governo federal, trazer mais investimento, recursos e empregos a partir das pesquisas realizadas por meio do PERM-GO. “A mineração é o 3° setor mais importante da economia goiana, atrás apenas de grãos e da carne”, comentou sobre o protagonismo do segmento. 

O secretário também falou do objetivo do Plano, que foi criado junto à Universidade Federal de Catalão (UFCat) para planejar e definir políticas públicas voltadas à mineração goiana. “O intuito é alavancar a área, as questões de legislação, as oportunidades, potencialidades, cuidados com os impactos ambientais e as atividades que vão gerando. Os trabalhos serão executados por profissionais da área de direito, economia, geologia, história, geografia, engenharia de minas, comunicação e um grupo que analisará minuciosamente o contexto da mineração”, argumentou Joel. 

Seminário

evento PERM 2802
Geologia e Transformação Mineral foi o tema do primeiro seminário temático

Após a abertura com as autoridades, o seminário dedicou-se à temática da Geologia e Transformação Mineral. A primeira fala foi do Assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, Gilmar José Rizzotto. Ele apresentou diversos estudos geológicos que vêm sendo encampados pela CPRM em Goiás, como a prospecção e mapeamento de agrominerais silicáticos para remineralização de solos, uma atividade importante para a agricultura e levantamentos aerogeofísicos do território. Ele destacou que ainda há várias áreas do estado que precisam ser estudadas e que a parceria entre a CPRM e o Estado é importantíssima nesse processo que permite montar bases de dados fundamentais para a cadeia mineradora. Neste sentido, apresentou também a Plataforma de Planejamento de Pesquisa e Produção Mineral (P3M) que visa unir em um só local os estudos existentes para promover oportunidades de investimento mineral.

 

evento PERM 2802
O professor José de Araújo Nogueira Neto, professor do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás, apresentou o Mapeamento de Oportunidades para o setor Mineral

 

O professor  José de Araújo Nogueira Neto, professor do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás apresentou o Mapeamento de Oportunidades para o setor Mineral que está sendo construído para o período de 2022-2042. Ele explicou que o mapeamento é uma grande coleta de dados de diversas instituições, compilação e análise para auxiliar instituições e governos a tomar decisões para a área com base em dados. Entre os passos do mapeamento estão: contextualização histórica, arcabouço legal, contexto da geologia mineral, relatório analítico da economia mineral, entre outros. 

Por fim, o professor André Carlos Silva do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Catalão e coordenador do PERM fez uma palestra sobre os minerais estratégicos: minerais que podem fazer o Estado de Goiás se desenvolver em várias áreas, como agricultura, tecnologia e construção. Ele explicou que pensar a mineração de forma a investir em aparato tecnológico, beneficiamento dos minérios e desenvolvimento econômico dos municípios das regiões mineradoras pode fazer a diferença no desenvolvimento industrial do Estado. 

 

 

Confira a matéria produzida pela Rádio Universitária sobre o PERM-GO

 

A TV UFG realizou um debate sobre o tema. Confira:

 

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional Fic FCT