Livro contabilidade

Servidora da UFG lança livro infanto-juvenil sobre Contabilidade

Em 08/03/23 08:54. Atualizada em 08/03/23 08:54.

Ideia é divulgar a profissão pouco conhecida do público jovem

Carolina Melo

A contadora e servidora da UFG, Cristina Santos, em conversa com sua filha, deparou-se com uma situação inusitada: crianças e jovens não fazem ideia do que faz quem trabalha com Contabilidade. “Mamãe, contadora conta história ?”. O questionamento de sua filha a levou a pensar na escrita do livro “Mãe, o que é Contabilidade?”, que será lançado nesta quarta-feira (8/3) no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Goiás.

Livro contabilidade

O livro busca, de forma lúdica, mostrar como a Contabilidade está presente no dia a dia das pessoas e da sociedade. “Na maioria das vezes, a pessoa tem acesso à Contabilidade a partir dos 20 anos ou quando precisa se posicionar no mercado de trabalho. O público infanto-juvenil não tem noção do que é Contabilidade e de que ela também é uma opção profissional”, afirma a autora. As áreas profissionais mais visadas, assim como observa Cristina, continuam a ser Medicina, Engenharia e Advocacia.

Cristina Santos, que também é professora universitária há 12 anos, igualmente começou a observar que seus alunos fazem a escolha do curso de Contabilidade quase sempre por acaso. “Quando chegam, acham que Contabilidade é outra coisa, ou escolhem por ser o curso que conseguem fazer a partir da nota que tiraram no Enem, ou porque gostam de Exatas. Nesses casos, a Contabilidade nunca é o objetivo principal”, afirma. Ela acredita que em muitos aspectos isso se deve ao fato de a Contabilidade não estar “inserida na sociedade em sua totalidade”. O livro, segundo Cristina, busca contribuir para preencher essa lacuna, que ocasiona a pouca assimilação social em relação à área. “A linguagem é acessível, o livro é bem ilustrado e a história aproxima crianças e jovens da temática”.

O livro conta a história da menina Sofia, que inicia a sua empreitada ao tentar entender e mensurar o seu patrimônio de brinquedos sob o olhar da Contabilidade. “O livro desperta a criança para o cuidado dos seus pertences, para o valor de cada coisa e, assim, estimula a valorizar o que se tem, ser grata, além de despertar para o empreendedorismo”, afirma Cristina. Com lançamento marcado, o livro está concorrendo ao Prêmio do Movimento LED- Luz na Educação, da Globo e da Fundação Roberto Marinho, que contempla iniciativas inovadoras de Educação.

Categorias: Arte e Cultura