Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Palestra ChatGTP

ChatGTP e o impacto nas profissões é abordado em palestra

Em 14/03/23 12:55. Atualizada em 14/03/23 12:55.

Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação discutiu a nova geração da Inteligência Artificial

Ana Paula Ferreira

O ChatGTP, tido como uma nova era na inteligência artificial capaz de “conversar” com as pessoas, foi o tema da palestra virtual do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, dia 28 de fevereiro.  Os palestrantes, professores Anderson Soares e Arlindo Galvão do Instituto de Informática (INF) da UFG falaram sobre a ferramenta, respondendo às dúvidas dos presentes a respeito do Chat e sua aplicabilidade e especificidades. 

A palestra ocorreu por meio do canal da UFG Oficial e contou com a medição do diretor do Parque Tecnológico Samambaia, Luizmar Júnior. O enfoque geral da abordagem foi a correlação entre a ferramenta ChatGPT e as perspectivas futuras das aplicações de inteligência artificial nas nossas vidas.

No momento de contextualização do assunto para o público, o professor Anderson Soares explicou resumidamente sobre o que seria esta nova ferramenta ao dizer que “o ChatGTP é uma IA com foco conversacional, ou seja, uma IA que corresponde aos estímulos de informações escritas, em que você pode fazer  perguntas, afirmações, indagações a respeito de todos os temas praticamente”. 

Muita ênfase também foi dada ao fato do ChatGTP ser a primeira geração de IA que responde perguntas direcionadas a várias áreas do conhecimento. Assim como o professor Arlindo Galvão explicou, o Chat veio como uma forma de democratização da informação à população. 

Utilização 

A importância do ChatGPT atualmente, assim como seus impactos nas profissões, foi outro tópico abordado em falas com tons tranquilizadores e não alarmantes. Como afirma o professor Anderson Souza, “a IA vai impactar as profissões, mas não vai substituir ninguém. O que vai ocorrer é que o profissional que usa tecnologia será muito mais eficiente nas suas tarefas do que quem não usa”.

O professor ainda explica a relevância dos atuais profissionais em  se atentar no aparecimento e uso de ferramentas tecnológicas, que vão ajudar no desenvolvimento de suas respectivas profissões. A capacidade do ChatGTP também foi pauta desenvolvida a partir de um questionamento de um dos presentes na palestra, onde o professor Arlindo destacou que “para um conhecimento geral, a IA é com toda certeza mais inteligente que todos nós, mas aprofundando o conhecimento dela é que começamos a ser especialistas em áreas e ganhamos dela em algumas coisas”.

Impactos

Ao longo da palestra os professores discutiram os impactos gerais que o Chat causa nas profissões. “A gente vive num mundo de quase co-competição, você compete e coopera ao mesmo tempo”, afirmou o professor Anderson, ressaltando com exemplos dele ao construir uma aula. Em contrapartida, o professor Arlindo advertiu para o fato da importância da adesão, pelos trabalhadores, às tecnologias, como forma de alavancar seu desempenho. Ainda, atentou ao fato de que os chamados “profissionais clássicos”, que optam por não aderir tais ferramentas, cada vez mais perdem espaço no mercado de trabalho. 

Em relação à ética por trás das respostas e usos do ChatGTP, o professor Arlindo Galvão, afirmou que existe uma conduta ética por trás de todo profissional sério que faz uso da inteligência artificial. Contudo, eles asseguram que a ferramenta é recente para debater objetivamente cada assunto que envolve a ética. 

Diante disso, o professor Arlindo finalizou ao comparar a adesão dos usuários entre o Chat e algumas outras ferramentas tecnológicas, como os streamings. “Foi massivo o número de pessoas testando inteligência artificial. Em cinco dias o ChatGTP já tinha milhões de usuários”.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Tecnologia