siass itinerante

Siass Itinerante é apresentado ao Iptsp

Em 03/04/23 09:26. Atualizada em 03/04/23 11:11.

Projeto piloto visa o desenvolvimento de ações de atenção à saúde e qualidade de vida no trabalho

Texto e foto: Marina Sousa

No último dia 20 de março, segunda-feira, a equipe do  Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) da Universidade Federal de Goiás (UFG), visitou o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), para apresentação do projeto piloto “SIASS Itinerante”, que objetiva integrar atividades de  assistência à saúde, promoção, prevenção e acompanhamento do servidor público.

Participaram do encontro a vice-diretora do Iptsp, Megmar Carneiro, a coordenadora administrativa , Kariny Soares, membros do Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp) do Iptsp, Diana  de Lima Borges, Jéssica Yonara de Souza, Fernanda Craveiro Franco,  o coordenador do Iptsp Infra, Anderson Landeiro, o diretor de Atenção à Saúde do Servidor (Dass/Siass), Marcel da Costa Amorim, a coordenadora administrativa do Dass/Siass, Galba Cristina Bezerra França Scartezini; Os técnicos de Segurança do Trabalho, Fábio Rodrigues Neves, Josué Pereira Lima, Renan Nunes da Silva Mendes; o engenheiro de Segurança do Trabalho, Wilker Bener de Sousa, ambos do Dass/Siass.

Equipe Siass e IPTSP
Equipe  e Iptsp Dass/Siass

O Siass Itinerante vai incluir de modo mais focal ações de atenção à saúde do servidor público, incluindo medidas preventivas e de promoção da saúde, palestras e treinamentos, prevenção de doenças ocupacionais no Iptsp. A diretoria já realiza esse trabalho na Universidade, mas o projeto tem por objetivo levantar todas as demandas de cada unidade acadêmica, e o Iptsp será o local do desenvolvimento deste projeto piloto. O intuito é que os servidores tenham acesso a assistência médica e psicológica quando necessário, para que possam lidar com situações de estresse e pressão no ambiente de trabalho, e envolvendo ainda a qualidade de vida no trabalho, como ambiente físico e a organização.

Todas essas ações  do projeto serão acompanhadas pela equipe nesse primeiro momento de implantação. A vice-diretora do Iptsp, Megmar Carneiro explica que investir na atenção à saúde e qualidade de vida do servidor é fundamental para que todos possam desenvolver bem o seu trabalho e garantir um bom local de convivência e também de prestação de serviços, visto que a universidade preza pelo bom atendimento a todos, pois a UFG é um espaço de pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico, que pode ser aplicado em diversas áreas do serviço público, desde a saúde até a administração pública.

Categorias: Institucional IPTSP