Goiaba

Creme esfoliante à base de goiaba criado pela UFG é licenciado para duas empresas

Em 04/04/23 09:31. Atualizada em 04/04/23 09:36.

Tecnologia para produção do cosmético foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de mestrado

A tecnologia para produção de um creme cosmético esfoliante para pele, produzido a partir de rejeitos agroindustriais da goiaba, foi licenciada para uso comercial para duas empresas: a "Lunagreen Bioativos Ltda" e a "Loren Industrial Ltda” pela UFG.

O contrato tem duração de cinco anos e permite o “uso, desenvolvimento, produção, exploração comercial, prestação de serviços e/ou obtenção de qualquer vantagem econômica da tecnologia”. Prevê ainda o repasse de royalties para a UFG que vai direcionar  uma cota-parte aos inventores(as) da tecnologia.

creme esfoliante

O pedido de patente de invenção foi depositado em nome da UFG e da empresa Loren Industrial LTDA em 2019 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os inventores vinculados ao pedido são: Adriana Carvalho; Christiane Starling; Edmilson Conceição; Henner Menezes; Nathália Barbosa e Sônia Oliveira.

Todo processo de proteção e transferência da tecnologia é acompanhado pelo Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (SPITT), ligado à Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), que realiza ainda a gestão dos contratos de licenciamento e do pedido de proteção.

Da pesquisa à transferência de tecnologia

Os estudos que deram origem à tecnologia tiveram início com a pesquisa de mestrado de Nathália Barbosa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia (FF).

À época, com apoio do Laboratório de P&D em Bioprodutos, ela investigava a aplicação de resíduos da goiaba na alimentação de aves poedeiras, quando identificou que os rejeitos agroindustriais de goiaba poderiam ser utilizados em cosméticos.

Após a descoberta, a pesquisadora procurou a indústria de cosméticos Loren, que se interessou pela invenção e tornou-se parceira no desenvolvimento da tecnologia para obtenção do material esfoliante de rejeitos de goiaba para produção de cosméticos.

Hoje, Natália é sócia-proprietária da empresa LunaGreen Bioativos, empresa que foi incubada e graduou-se pela Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, que produz e comercializa insumos naturais extraídos de plantas cultiváveis ou subprodutos ainda não aproveitados pela indústria para produção de cosméticos.

Fonte: Comunicação PRPI (UFG)

Categorias: destaque PRPI FF