Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
acof

Jogo ensina noções de culinária goiana com produtos da agricultura familiar

Em 10/04/23 09:56. Atualizada em 12/05/23 15:45.

Produto desenvolvido na UFG para a Agro Centro-Oeste Familiar 2023 vai ser lançado e distribuído durante a feira

Versanna Carvalho


Um jogo de tabuleiro que apresenta fundamentos da cultura culinária goiana do campo, da escolha dos produtos à preparação de pratos típicos, essa é a proposta do “Cozinha Caipira - O jogo da Agro Centro-Oeste Familiar”. O produto foi desenvolvido por membros do grupo de pesquisa em Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (PPGACV/FAV/UFG).

É o primeiro jogo elaborado para a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2023) - “Mais comida, menos agrotóxico”, a maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar. O evento vai ser realizado de 17 a 20 de maio de 2023 no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. A ideia do Cozinha Caipira é possibilitar uma forma de acesso à cultura goiana por meio da culinária, mas também mostrar como os alimentos comuns na alimentação brasileira são divididos em grupos alimentares.

A metodologia utilizada para a criação do jogo é cooperativa e com diversos protagonistas, uma vez que o projeto tem sido executado pela doutoranda do PPGACV e técnica administrativa da Secretaria de Comunicação (Secom) UFG, Juliana Barbosa e Queiroz, juntamente com o docente do PPGACV Flávio Gomes de Oliveira e do colega de pós-graduação Antônio Carlos Dellatore Rodrigues. A ilustração está a cargo da estudante de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG Anna Clara Mauryna Soares Silva.

acof
Jogo foi criado com diversas mãos: Juliana Barbosa e Queiroz, Flávio Gomes de Oliveira e Antônio Carlos Dellatore Rodrigues (Fotos: Carlos Siqueira)

 

Jogo oficial

Num primeiro momento, a proposta era a de fazer um jogo de apresentação da culinária goiana e administração de fazendas. “Porém, após os primeiros testes e de mostrarmos a ideia ao professor Flávio Gomes de Oliveira, vimos a possibilidade de adaptar a ideia à Agro Centro-Oeste Familiar, trazendo a proposta de ser um produto lúdico totalmente produzido na UFG”, diz Juliana Queiroz. O projeto Agro Centro-Oeste Familiar 2023 recebeu bem a proposta de ter um jogo oficial do evento e está destinando recursos financeiros para a impressão dos jogos.

Os visitantes da Acof 2023 poderão experimentar em primeira mão o jogo ao longo de todo o evento. “Nós os criadores vamos estar presentes apresentando e ensinando a jogar”, afirma Juliana. Os vencedores das partidas, que terão até seis jogadores com idades a partir de 6 anos, vão poder levar para casa um exemplar do jogo de tabuleiro.

Para a coordenadora do evento Graciella Corcioli, o jogo é mais uma estratégia de mostrar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos. “Com o Cozinha Caipira, crianças e adolescentes saberão de onde vêm o leite, a carne e os vegetais que se transformam em pão, iogurte, queijo, suco, doces, etc.”, avalia.

acof
Jogo é mais uma estratégia de mostrar a importância da agricultura familiar na produção de alimentos

 

Como funciona

O jogo Cozinha Caipira proporciona ao jogador a experiência de produzir comidas da culinária goiana com os ingredientes ofertados durante a Acof 2023. Esses alimentos estão divididos em seis grandes grupos (grãos e cereais; derivados animais; frutas, legumes, verduras e tubérculos; gorduras e óleos; derivados de cana-de-açúcar; e especiarias, sal e temperos). Há ainda cartas coringa.

Neste jogo, os jogadores visualizam os ícones (dos alimentos) e usam noções de matemática básica e, assim, quem for mais rápido vence o jogo. “A principal mecânica do jogo é a coleção de cartas e estratégias para montagem de receitas com o intuito de construir um maior número de pratos ou refeições com maior valor agregado, atingindo uma pontuação de 30 unidades da moeda corrente no jogo para vencer a partida”, ressalta Juliana.

Assim que o jogo desenvolvido na UFG estiver com as artes finalizadas, os pesquisadores irão utilizar a Plataforma Pitt, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) para patentear a obra intelectual. Os autores também pretendem liberar a versão em print and play, que possui o significado “imprima e jogue”.

acof
Jogo está sendo patenteado na Plataforma Pitt

 

Sobre a Acof 2023


A Agro Centro-Oeste Familiar 2023 (20ª Acof) é a maior feira da Região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar. A Acof vai ser realizada de 17 a 20 de maio de 2023, em Goiânia, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás. Em sua 20ª edição, o evento vai trabalhar o tema “Mais comida, menos agrotóxicos”.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

Realização

A Agro Centro-Oeste Familiar 2023 é uma realização da UFG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia da UFG (PPGAgro UFG), Secretaria de Estado da Retomada (SER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

A feira conta com parceiros como Ministério da Agricultura e Pecuária, deputado estadual Mauro Rubem, vereadora Kátia Maria dos Santos, Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar (Gepaaf), Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Comunidade que Sustenta a Agricultura Artigo Quinto (CSA Artigo 5º), Instituto Tiradentes, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (Cecane UFG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Rede Solidária Berço das Águas, Projeto Sustentarea UFG, UniAraguaia Centro Universitário, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Brasília (IF Brasília), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGoiás), Universidade de Brasília (UnB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Federação Goiana dos Municípios (FGM), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Banco do Brasil.

Os patrocinadores são Organização Solidaridad, Projeto Rota da Fruticultura do Estado de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), UFG Sustentável, Rádio Noroeste e Terraw são apoiadores.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Institucional destaque