Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Novo equipamento FF

Laboratório da Faculdade de Farmácia adquire equipamento único na América Latina

Em 26/04/23 12:28. Atualizada em 08/05/23 09:29.

O aparelho quantifica eventos biológicos e produz imagens em profundidade de células e tecidos

HCA_Tox_IN_UFG_2

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro da Faculdade de Farmácia da UFG (Tox In-FF/UFG), uma das unidades que compõem os Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas (LIFE/UFG), instalados no Parque Tecnológico Samambaia da UFG (PTS/UFG), adquiriu recentemente um equipamento conhecido como High Content Analysis (HCA). O equipamento é capaz de produzir imagens de altíssima qualidade e em profundidade de células e tecidos humanos, animais e vegetais, além de quantificar eventos biológicos em escala.

De acordo com a professora Marize Valadares, coordenadora do Laboratório Tox In/UFG, esse aparelho, na configuração em que foi adquirido, é único na América Latina, custou cerca de R$ 2 milhões e foi adquirido com verba pública oriunda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A coordenadora explica que o equipamento será multiusuário - poderá ser utilizado em qualquer investigação que necessite realizar análises biológicas e trabalhe com células ou tecidos humanos, animais e vegetais, desde que de acordo com as regras de uso do laboratório. Ou seja, sua aplicação vai além das ciências da saúde e pode ter grande relevância em estudos nas áreas da biologia, agronomia, veterinária, entre outras.

Ainda segundo Marize, o dispositivo estará à disposição de toda comunidade universitária e científica brasileira, bem como de empresas e indústrias que demandem serviços tecnológicos avançados, como a indústria farmacêutica. Para a comunidade externa à UFG, o acesso ao equipamento poderá ser feito por meio de parcerias entre empresas e a Universidade para desenvolvimento de pesquisas ou por meio da prestação de serviços tecnológicos especializados via Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

 

HCA_Tox_IN_UFG_3  HCA_Tox_IN_UFG_9

Como o equipamento foi adquirido

Em 2020, o Laboratório Tox In/UFG foi selecionado em um edital de financiamento de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de Terapias Avançadas. Esse tipo de terapia utiliza produtos biológicos, obtidos a partir de células e tecidos humanos ou ácidos nucleicos recombinantes (DNA ou RNA), para tratar enfermidades complexas. 

O projeto proposto pelo Laboratório tem por objetivo final desenvolver protótipos para um tratamento para a doença conhecida como Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) que causa lesão progressiva da área central da retina e pode levar a perda gradual da visão central.

A enfermidade está relacionada à perda das chamadas células pigmentadas da retina (RPEs) e a pesquisa busca transformar células-tronco de origem dentária nessas unidades celulares responsáveis por levar nutrientes e oxigênio às células fotorreceptoras (bastonetes e cones) da retina. 

A pesquisa já conseguiu desenvolver uma membrana que servirá para ancorar as células-tronco. Uma ideia é implantar essas células-tronco ancoradas na região lesionada e avaliar se elas conseguem se especializar em células oculares. 

Outro desafio que está sendo enfrentado pela investigação é a tentativa de transformar in vitro as células-tronco em células pigmentadas da retina  por indução, a partir de fatores específicos de crescimento e especialização celular. Para auxiliar neste desafio do projeto a pesquisadora conta ainda com o suporte de pesquisadores da Universidade de Tubingen na Alemanha, em uma parceria recém firmada. 

Foi justamente para conseguir avanços nesses experimentos que o projeto teve a necessidade de adquirir o High Content Analysis (HCA) que agora está à disposição da sociedade, em especial da comunidade científica e do setor produtivo.

 

HCA_Tox_IN_UFG_8

 

Com informações:

https://www.gov.br/anvisa/

https://bvsms.saude.gov.br/

  

Saiba mais:

https://jornal.ufg.br/n/162116-pesquisa-da-ufg-avalia-tecnica-inovadora-para-tratar-perda-de-visao-em-adultos

Categorias: Institucional