Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
evento SRI

UFG promove evento de incentivo a mobilidade e internacionalização

Em 28/04/23 11:54. Atualizada em 28/04/23 12:11.

Evento teve palestras, exposições e oportunidade de tirar dúvidas com especialistas 

Larissa Nascimento

Mais de 700 inscrições no evento “International Day” são prova do imenso interesse dos estudantes da Universidade Federal de Goiás em conhecer as oportunidades de intercâmbio e estudo em outros países. O evento ocorreu na terça-feira (25/4), no Teatro Belkiss Spenciéri Carneiro de Mendonça, da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia. A ação é uma parceria entre a UFG e “Study in Europe Road Show”, evento organizado pelas agências de promoção de estudos: Campus France (França), DAAD Brasil (Alemanha), Sweden in Brazil (Suécia), Embaixada da Espanha (Espanha) e Swissnex (Suíça), que tem como objetivo informar estudantes, pesquisadores e professores sobre oportunidades acadêmicas em diversas universidades da Europa.  

evento SRI
Público lotou o Teatro Belkiss Spenciéri Carneiro de Mendonça (Fotos: Evelyn Parreira)

 

A cerimônia contou com a participação da Secretária de Relações Internacionais, Laís Forti Thomaz, do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira e da representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Brasil (DAAD), Francine Camelim, além de representantes de diversos países, como Suécia (Leandro Rocha), Espanha (Juan Fernández García), Suíça (Catarina Maria) e França (Thaís Cardim). 

Catarina Maria Suíça
Catarina Maria falou sobre como estudar na Suíça

 

Ao longo do evento, cada representante apresentou as características e políticas educacionais de cada país, mostrando as possibilidades de mobilidade, além de explicar como funcionam os sistemas e programas de ensino, candidaturas e bolsas de estudos, além de outras oportunidades que estão disponíveis para brasileiros interessados em cursar graduação, mestrado ou doutorado no exterior.

evento SRI
Equipe da Secretaria de Relações Internacionais da UFG

 

Laís Thomaz, ainda na cerimônia de abertura, ressaltou a importância da realização do evento, citando a recente parceria entre a Instituição e o Road Show sobre mobilidade, e demonstrou a satisfação da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) em estar a frente dessa ação: "Estamos vendo esse auditório lotado, a gente teve mais de setecentos inscritos. Então, a gente quer realmente continuar fazendo esse tipo de evento, trazendo mais oportunidades para vocês e vendo vocês nas listas de selecionados e selecionadas ".

 

O presidente da Fapeg, afirmou que é de extrema importância que os interessados na experiência acadêmica internacional participem das chamadas públicas que são disponibilizadas ao longo do ano. Segundo ele, essa é uma forma de estar validando, ampliando e desenvolvendo as ações públicas de mobilidade que são oferecidas. “Essa é uma pauta muito importante para a gente e para Goiás. Então a gente vai fazer um investimento, daqui pra frente, de uma forma muito mais consistente nessa temática. Para que a gente possa ter políticas públicas, que sejam inclusivas, que tenham diversidade, e é claro, que permitam vocês experimentarem novas culturas”, afirma o Robson Vieira.

 

O evento ocorreu de forma presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da UFG e obteve grande adesão de estudantes dessa e de outras instituições como a PUC-GO. Aqueles que participaram do evento presencialmente tiveram a oportunidade de serem informados com as palestras, conhecer os programas de cada país e conversar com quem já experienciou estudar fora do Brasil. 

Isabela Barreto
Isabela Barreto é estudante de Ciências Biológicas

 

A estudante de Ciências Biológicas, Isabella Barreto de Souza, participou do evento e contou que se inscreveu para conhecer e explorar as possibilidades de ensino que a Universidade dispõe acerca das oportunidades de intercâmbio e graduação sanduíche. Ela se interessou pelos programas oferecidos na Espanha e como já está na metade da graduação, pensa em conciliar a pesquisa do mestrado para estudar fora. A princípio essa experiência seria na Alemanha, pelas diversas oportunidades que o país oferece para estudantes de pós-graduação, além de serem referência no ensino superior que é acessível em todo o mundo.

Cindy e Raul
Cynde Thayla  e Raul Moura destacaram a importância das informações da palestra 

 

Cynde Thayla Aguiar, recém formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO no final de 2022, afirmou que tem pesquisado sobre bolsas de estudos para mestrado desde 2021, e quando ficou sabendo da realização do “International Day” pela UFG, enxergou a ação como oportunidade de ter acesso a mais informações e possibilidades de bolsas em diferentes países, além de poder tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre cada lugar. “Todos os países têm suas particularidades, algumas bolsas mais vantajosas que as outras, mas todas têm algo muito grande em comum, a possibilidade de expandir os conhecimentos, seja na sua área de atuação ou com o contato com outra cultura”, afirma Cynde.

 

Raul Moura, também graduado em Arquitetura e Urbanismo, ressaltou um ponto que chamou a sua atenção ao longo da palestra que foi a discrepância em relação às pessoas que possuem dupla nacionalidade e as pessoas que não possuem, fato mencionado pela representante do Campus France Brasil, Thais Cardim. Raul, afirmou que talvez estudaria no exterior, pois segundo ele o incentivo no desenvolvimento acadêmico e pesquisa fora do brasil é um processo que ainda está atrás do hemisfério norte.

 

Para Isabella Barreto, a iniciativa da Universidade foi de suma importância para a compreensão dos principais programas de estudo na Europa, principalmente para esclarecimento das dúvidas sobre documentações e requisitos para se candidatar. Isabella afirmou ainda que apresentar aos alunos as oportunidades além das que a faculdade oferece, favorece muito o intercâmbio cultural e a especialização da educação superior brasileira, junto a recursos estrangeiros.

 

Mariana Teixeira, afirmou que os eventos voltados à internacionalização são importantes para que mais pessoas descubram sobre os programas e assim mais pessoas tenham acesso a oportunidades de estudar e fazer pesquisa fora do Brasil. Essas ações trarão benefícios tanto para a pessoa quanto para o país e para a Universidade quando retornar ao Brasil, visto que ela poderá aplicar e compartilhar os conhecimentos adquiridos e incentivar outras pessoas a fazer a mobilidade.

 

Os estudantes demonstraram satisfação com o evento e a estudante Cynde afirmou: “ter acesso a essas possibilidades é algo muito enriquecedor. Fiquei bastante feliz pelo incentivo da UFG em nos proporcionar esse tipo de evento, muitos estudantes tem vontade de estudar fora, mas possui pouco acesso à informação e incentivos. Esses eventos abrem leques e possibilidades, tenho certeza que muitos dos jovens que estavam na palestra, saíram revigorados e cheios de energia para buscar seus sonhos, foi assim comigo”, ressalta.

 

Para mais informações sobre mobilidade, entre em contato com o email - mobilidade.sri@ufg.br. Sobre os acordos vigentes na UFG com outras instituições acesse o site da SRI, ou entre em contato com o email - acordosinternacionais.sri@ufg.br.

 

Toda a transmissão da palestra pode ser acessada no canal do youtube da Universidade Federal de Goiás.

evento SRI

Categorias: Institucional SRI