educacaodigital UFG

Trabalhadores terceirizados da UFG têm oportunidade de letramento digital

Em 08/05/23 09:16. Atualizada em 10/05/23 11:16.

Projeto de extensão realiza intervenções pedagógicas para leitura, escrita e uso de computadores como ferramenta de ajuda no trabalho

Anna Luiza Feitosa* (com informações da Rádio Universitária)

Um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove ações com o intuito de melhorar o entendimento da leitura de documentos e dar autonomia a trabalhadores terceirizados da universidade. O projeto “Educação Digital: políticas, leitura, produção digital, identidade, subjetividade e letramento digital com trabalhadoras/es terceirizadas/os da UFG” é uma ação de extensão da universidade que desenvolve intervenções pedagógicas voltadas à leitura, à escrita e ao uso de computador como ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem e trabalho.

Uma ação de extensão é um tipo de atividade desenvolvida pela universidade com o público externo à UFG. Por meio dela, o conhecimento adquirido pelo ensino e pesquisa se transforma em diversas ações para a sociedade. Ela é realizada por meio de atividades como: serviços, cursos, eventos, projetos e programas.

educacaodigital UFG
Projeto proporciona ações de letramento digital, entre outras atividades (Foto: Instagram do projeto)

A Educação Digital promove a melhora do desempenho da leitura de documentos externos usados no trabalho que, por consequência, dão autonomia a trabalhadores terceirizados da UFG. Além disso, discute aspectos políticos do processo de ensino-aprendizagem com base em textos cujo tema se relaciona com questões de gênero e étnico-raciais.

Em entrevista ao programa UFG com Você, da Rádio Universitária, Raimunda Delfino, coordenadora do projeto, afirma ser um projeto de natureza multidisciplinar e transdisciplinar composta por técnicos, professores e estudantes de diversas áreas: “Fazemos conversas com psicólogos e psicanalistas (...) Nos preocupamos, nesse sistema de Educação Digital, com uma aprendizagem em que utilizamos recursos digitais do computador e suas ferramentas com internet e todos os recursos que ela nos oferece para promover ações de letramento.”

No mesmo programa, Nilza Morais, aposentada e aluna do letramento digital, expôs como o projeto tem ajudado: “No primeiro momento, eu pensava que o curso seria para ensinar a mexer no computador, e informações sobre tecnologia. Mas ele foi  muito completo, porque tive a oportunidade de participar de várias atividades, não só do digital, mas de rodas de leitura, rodas de conversas e outras.”

Os critérios para participar do projeto são: ter mais de 18 anos de idade; não ter vínculo educacional (discente) com a UFG; ser trabalhador terceirizado na UFG. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62)3521-1810, pelo e-mail projetoeducacaodigital@ufg.br, ou pelo instagram @educadigitalufg. Para participar como monitor, as demais informações são por meio do telefone (62)3521-1724, ou pelo mesmo e-mail.

*Ana Luiza Feitosa é estagiária do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás com a orientação da jornalista Kharen Stecca e da professora Luana Borges

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Humanidades