professor Paulo

Aula Inaugural discute relação da religião e política no Brasil

Em 19/05/23 12:05. Atualizada em 19/05/23 12:05.

Pesquisador de Sociologia da Religião apresentou questões da área para estudantes de Pós-graduação em Sociologia da UFG

Anna Luiza Feitosa*

Trazendo o atual fenômeno religioso brasileiro em pauta, o professor Paulo Gracino de Souza Júnior, Coordenador do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Religião da Sociedade Brasileira de Sociologia esteve na Universidade Federal de Goiás,  no dia 17 de maio para a Aula Inaugural do Programa de Pós - Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais. Ele abordou sobre a necessidade de rever bases e paradigmas que analisam a religião, a crise da sociologia da religião e novos parâmetros que surgem dela, tudo na perspectiva do crescimento do movimento bolsonarista entre evangélicos pentecostais.

professor Paulo

O tema da palestra foi “A invenção do mito”: adesão evangélica ao bolsonarismo. O professor explica que “A ideia é entendermos como uma figura periférica, como a de Jair Bolsonaro, se tornou uma figura central na política brasileira a ponto de organizar uma parte significativa da sociedade, cerca de 15% ou 25%, e ser chamado de ‘mito’”. Ele ainda acrescentou: “A Sociologia da Religião teve contato com a Antropologia e a Política. Diante desse cenário o resultado não é um movimento conservador, mas sim, reacionário”.

Foi discutido ainda sobre a ressignificação que nasceu a partir de uma crise que a Sociologia da Religião vinha enfrentando, devido ao crescimento dos evangélicos pentecostais. O assunto passou a ser mais abordado. Exemplo disso, foi a perspectiva que o professor trouxe do número de pesquisas que surgiram sobre o conservadorismo religioso e os movimentos pentecostais no último Congresso Brasileiro de Sociologia.

paulo gracino

Na ocasião, mais de cem espectadores estiveram presentes, dentre eles pesquisadores, mestrandos e doutorandos. Isabela Presser, graduanda do curso de Sociologia, compartilhou a importância de assistir a uma aula assim. “Primeiro, é muito interessante nós termos acesso ao Paulo, que é de fora do Estado, como um intercâmbio. Também é uma troca muito rica, porque ele traz para nós os estudos que estão sendo realizados pelo país sobre esse movimento do bolsonarismo” afirmou. A pós-graduanda, Carla Pantaleão, ressalta o valor de discutir o cenário atual a partir das pesquisas que ele coordena sobre a juventude e Sociologia da Religião.

*Anna Luiza Feitosa é estagiária de Jornalismo orientada pela jornalista Kharen Stecca e a professora da Faculdade de Informação e Comunicação Luana Borges

Categorias: Humanidades FCS