Francisco Quaresma

Livro propõe usar os erros como ferramentas de ensino

Em 31/05/23 16:06. Atualizada em 31/05/23 16:25.

Professor da UFG lançou obra voltada para o ensino de línguas estrangeiras

Anna Luiza Feitosa*

Trazendo uma obra de cunho didático-reflexivo, o professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), fez na manhã da última quarta-feira, 31/5, o lançamento de seu livro “Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa do ensino de línguas”. Ao lado de mais oito autores, o evento fez parte do Segundo Congresso de Integração de Saberes da Faculdade de Letras.

Francisco Quaresma
Professor Francisco Quaresma, autor do livro "Aprendendo com os erros" (Fotos: Carlos Siqueira)

A obra do professor se destina a estudantes de graduação em Letras que tenham a intenção de trabalhar com  línguas estrangeiras. Também para docentes que tenham interesse em refletir sobre questões de erro e correção da língua secundária numa perspectiva menos dogmática. O autor explica que “O livro convida o leitor a considerar o erro como uma ferramenta fundante do processo de aprendizagem e ensino de línguas”.

Francisco Quaresma
Livro foi lançado durante o Congresso de Integração de Saberes da Faculdade de Letras

A obra possui uma escrita acadêmica, mas em um formato didático com grande quantidade de exemplos. Tudo isso, de acordo com Francisco, é “para estimular uma visão científica dos erros e meios de correção que estimulem os estudantes a se arriscarem sem medo do erro”. Na primeira orelha do livro, a Professora titular emérita da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do CNP, Vera Lúcia Menezes de O. E Paiva, afirma: “Aprendendo com os erros estará, com certeza, presente nas bibliografias dos bons cursos de formação de professor”.

Francisco Quaresma
Diversos livros foram lançados durante o evento

O Congresso vai até quinta-feira, 1/6, e conta com uma programação entre mesas-redondas, plenárias, minicursos, oficinas criativas e exposição fotográfica. É um evento de integração e acessibilidade com apoio da Adufg, FUNAPE, Centro de Línguas e Faculdade de Letras, principalmente com apoio logístico para trazer autores e professores convidados. O coordenador do Congresso, Gabriel Amorim, ressalta a importância de humanizar a academia: “É preciso democratizar e trazer as pessoas para o acesso às questões sociais e de saúde com uma perspectiva de integrar de fato”.

Francisco Quaresma

*Anna Luiza Feitosa é estagiária de Jornalismo orientada pela jornalista Kharen Stecca e a professora Luana Borges

Categorias: Humanidades FL