UFG realiza evento para incentivar os cuidados precoces com a saúde bucal
Campanha ocorreu na Faculdade de Odontologia e atendeu 30 crianças de até 12 anos
Janyelle da Mata
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO-UFG) uniu-se à campanha nacional do Julho Laranja, que tem como objetivo informar a população sobre a importância da ortodontia infantil. Os serviços prestados incluíram a avaliação da face e do desenvolvimento da oclusão (mordida), a instalação de aparelhos ortodônticos, orientação de higienização bucal e restaurações. Estes atendimentos foram realizados por 25 alunos da graduação, sob a orientação de professores especialistas nas áreas oferecidas, como parte da disciplina de Clínica Infantil. O evento foi coordenado pela equipe de Ortodontia da unidade, representada pelos professores José Valladares Neto, Karine Evangelista, Camila Massaro e Flávia Aline Jesuíno.
Julho Laranja é uma campanha focada na conscientização dos pais sobre os cuidados precoces com a ortodontia, é o que explica a professora da FO e especialista no campo, Camila Massaro. “Essa campanha foi desenvolvida para incentivar o cuidado precoce com a ortodontia, pois é uma área pouco difundida se compararmos com as campanhas de higienização, que obtiveram êxito na divulgação da prevenção contra cáries ao longo dos anos. Com nossos esforços, esperamos o mesmo sucesso desta campanha,” pontua. A ortodontia infantil está relacionada principalmente com o acompanhamento do desenvolvimento da dentição (nascimento dos dentes e substituição dos dentes de leite pelos dentes permanentes) e da avaliação da relação entre a maxila e mandíbula, segundo Camila.
Durante o evento, a professora da FO e também especialista em ortodontia, Flávia Aline Silva Jesuino, realizou uma breve palestra com os pais e responsáveis das crianças atendidas sobre a importância do primeiro contato com o ortodontista. A primeira consulta com o especialista deve ser aos 6 anos de idade, quando se inicia a troca entre os dentes decíduos (de leite) e os permanentes. “Muitas vezes, a criança não necessita utilizar aparelhos ortodônticos. Às vezes, apenas a orientação de um especialista para extrair um dentinho, abolir o uso da mamadeira ou chupeta já é suficiente. Isso ajuda a evitar problemas ortodônticos e previne a necessidade de intervenções mais invasivas no futuro”, esclarece Flávia.
Para os 25 alunos presentes, foi um ganho de experiência que fará diferença em suas carreiras profissionais, conta Vanessa Picinato, de 23 anos, aluna do sétimo período da FO-UFG. “Essa é a educação que eles nos proporcionam, algo que não encontramos nas aulas comuns. Além disso, é uma experiência importante que envolve todos os alunos, e com certeza, ficará marcada em nossas memórias devido aos atendimentos e ao contato direto com os pacientes. Essa vivência é verdadeiramente enriquecedora e muito diferente do nosso dia a dia na faculdade”, salienta.
Valdeis Felipe Santos da Silva, de 9 anos, é atendido na Clínica Infantil da UFG desde os 3 anos. Sua mãe, Greiciele Teixeira dos Santos, de 32 anos, compartilha que todos os seus filhos recebem tratamento gratuito na Universidade há 14 anos, incluindo o uso de dispositivos ortodônticos preventivos. Ao longo das consultas, Greiciele aprendeu sobre a importância da prevenção, higienização e avaliação com um ortodontista durante a infância. Ela destaca que esse aprendizado só foi possível graças ao cuidado e o diálogo entre os alunos e professores que fazem os atendimentos e os pacientes e responsáveis. “Nós mães não temos os mesmos conhecimentos e cuidados que eles proporcionam aqui. Eles nos explicam tudo de forma clara, desde a higienização da boca até o uso correto do fio dental e a frequência adequada da escovação. Quando vim para a primeira consulta, eu não tinha conhecimento sobre a importância desses cuidados, e sou imensamente grata pelas consultas e ensinamentos que eles oferecem aqui”, afirma.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Saúde Odontologia Julho Laranja