Estudantes da UFG participam da Semana da Moda Goiana
Discentes do curso Design de Moda são finalistas na Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana
Ricardo Walisson
O Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana, concurso de moda promovido pelo Sebrae-GO, vai dar espaço ao talento dos estudantes do curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás. Dos 53 trabalhos inscritos, 10 foram selecionados como finalistas, sendo 8 deles provenientes da UFG. Os estudantes foram motivados a se inscreverem pela chance de vivenciar uma experiência de criação autoral em um evento de moda. Supervisionados pela professora Lorena Abdala, da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG), o desfile dos projetos está marcado para o dia 2 de setembro, às 10h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A competição tem como público-alvo possíveis compradores varejistas que visitam o polo de moda goianiense, bem como empresários locais em busca de novos talentos.
O evento estimula a criação autoral no estado e reforça a moda como expressão artística além da produção de vestuário, segundo a docente Lorena Abdala. "O Amarê Fashion também possibilita a conexão entre teoria e prática, enriquecendo a experiência dos alunos”, afirma a professora. A competição teve a participação de estudantes de diversas faculdades de moda do estado, sendo selecionados os trabalhos de maior destaque pelos jurados. A Semana da Moda Goiana ressalta a importância da moda como veículo de expressão e criatividade, impulsionando os participantes a expandirem seus horizontes profissionais e contribuindo para o crescimento da indústria da moda em Goiás.
Brenda Giovana, Andressa Lays e Deusivan Araújo, estudantes de Design de Moda da UFG e selecionados entre os dez melhores trabalhos, revelaram sua visão única da moda no projeto. "Participar dessa competição e criar um vestido foi uma das melhores experiências da faculdade. Trabalhar minha criatividade e fortalecer o trabalho em grupo", revela Brenda Giovana, uma das estudantes finalistas. Já Andressa Lays, destaca a oportunidade de expandir horizontes profissionais. "Participar do evento é incrível, agregando experiência e visibilidade, com potencial para abrir portas na indústria da moda", destaca Andressa Lays. A estudante expressa a importância do evento como uma plataforma para desenvolver suas carreiras e promover a criatividade na indústria da moda.
Desafios
Durante o evento os estudantes vão buscar superar desafios: "Nosso maior desafio com certeza vai ser incorporar os materiais que queremos e alcançar os resultados de forma satisfatória no prazo estabelecido", afirma Brenda, complementando que já estão lidando com esses desafios e buscando encontrar soluções em conjunto. Dentre outros desafios enfrentados pelos estudantes, para Andressa Lays, a elaboração das coleções se destacou como uma jornada de superação. "Os looks que criamos são um pouco desafiadores, mas com um pouco de imaginação e técnicas de modelagem tudo se resolve". Apesar de ressaltar que o processo de confecção pode não ser tão fácil, os estudantes buscaram soluções para alcançar seus objetivos de forma satisfatória.
Brenda Giovana, a exemplo, idealizou a coleção ‘Sertanejo Estelar’, que busca unir cores vibrantes e reaproveitamento de materiais com a estética regional. "Nossa coleção 'space cowgirl' representa uma moda futurista com identidade goiana e foco na sustentabilidade", afirma. Já Deusivan Araújo reflete a evolução estética nos seus modelos. "O processo de criação é onde utilizo a moda como forma de transmitir a evolução da sociedade através das peças", afirma o discente.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura