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Universidade Federal de Goiás
IA na ciência

Palestra debate uso ético da Inteligência Artificial

Em 03/08/23 08:35. Atualizada em 03/08/23 08:59.

Especialistas Lilian Rezende e Telma Woerle conduziram discussão sobre o uso ético da Inteligência Artificial na academia

*Ricardo Lima

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu um evento no dia 27 de julho, em seu canal do YouTube @UFGoficial, ao reunir especialistas para a palestra "uso ético da Inteligência Artificial na realização das atividades acadêmicas". A professora Lilian Rezende, do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA/UFG), e a professora Telma Woerle, do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA/UFG), foram as  responsáveis por abordar as questões éticas relacionadas ao emprego de inteligência artificial, além de compartilhar pontos positivos e negativos do uso dessas tecnologias. Com a mediação da Profa. Fabíola Fiaccadori, Diretora de Pesquisa da UFG, o evento foi uma iniciativa promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFG, buscando fomentar o debate sobre o uso responsável da IA no contexto acadêmico e suas implicações éticas.

IA na ciência

Questões Éticas

A palestra das professoras Lilian Rezende e Telma Woerle abordou de forma contundente as questões éticas inerentes ao emprego da IA nas atividades acadêmicas. A Profa. Lilian Rezende, ao mencionar o lançamento do Chat GPT pela OpenAI, ressaltou a importância da responsabilidade compartilhada na elaboração e autoria de conteúdo. Segundo ela, "pode-se confiar na IA por motivos de eficácia, mas a responsabilidade e prestação de contas final devem sempre permanecer com o ser humano". As professoras abordaram os desafios e implicações éticas do uso responsável da inteligência artificial no contexto acadêmico, incluindo a necessidade de transparência, integridade e garantia de um equilíbrio entre o papel da IA e do ser humano na produção e aplicação do conhecimento

 

Benefícios e desafios

Durante a palestra, a Profa. Telma Woerle destacou que a IA se mostra uma poderosa aliada no cenário acadêmico, oferecendo uma gama de benefícios significativos. A tecnologia permite a busca e seleção de artigos de forma ágil e precisa, agilizando o processo de pesquisa. Além disso, a análise rápida de grandes conjuntos de dados possibilita a identificação de padrões e tendências que seriam difíceis de detectar manualmente. Profa. Telma enfatizou que a IA também contribui para a melhoria da compreensão de leituras acadêmicas, permitindo uma interação mais aprofundada com o conteúdo dos artigos.

No entanto, a especialista alertou para as limitações e desafios inerentes ao uso da IA no ambiente acadêmico. Um dos principais pontos discutidos foi a presença de possíveis vieses nos dados de aprendizado, que podem afetar os resultados e até mesmo perpetuar desigualdades. Além disso, a autoria e a propriedade intelectual podem se tornar complexas quando envolvem IA, levantando reflexões sobre as limitações e regulações nacionais e internacionais. Profa. Telma reforçou a importância de buscar um equilíbrio entre o uso da IA e a manutenção da integridade e responsabilidade humanas no processo de produção do conhecimento acadêmico

Uso Responsável

Ao final da palestra, a Profa. Lilian Rezende fez recomendações essenciais para o uso da IA nas atividades acadêmicas. A especialista enfatizou a importância de um planejamento detalhado, foco no uso positivo, avaliação dos prós e contras e constante aprendizado. Ela pontuou: "Valorize o seu talento e faça a diferença nas suas atividades acadêmicas. Criação, originalidade e visão são aspectos que devem prevalecer em qualquer atividade profissional, complementados pelo uso da IA de forma responsável". As recomendações destacam que a integração responsável da IA pode impulsionar a pesquisa, a inovação e a qualidade do ensino, mas é necessário um devido cuidado para manter o olhar crítico e a reflexão constante sobre os impactos éticos e sociais.

Acesse a palestra completa no link: https://www.youtube.com/live/PG5eWsqYUPY?feature=share

 

*Ricardo Lima é estagiário de Jornalismo orientado pela jornalista Kharen Stecca e a professora Luana Borges



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