Feira Interinstitucional Agroecológica expõe alimentos saudáveis
8° edição do evento ocorreu na quarta-feira (9/8) no prédio da reitoria da UFG
Ricardo Lima*
A oitava edição da Feira Agroecológica Interinstitucional aconteceu na manhã de quarta-feira (9/8) na reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento reuniu colaboradores, agricultores familiares e consumidores que buscam alimentos saudáveis e frescos. O evento, que nessa edição ocorreu de forma híbrida, no remoto e presencial, é fruto da colaboração entre o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a UFG e o Instituto Federal de Goiás (IFG), visando a promoção de práticas ecológicas, de segurança alimentar e nutricional, e inovação, por meio da integração de instituições educacionais e agricultores familiares.
A Feira Agroecológica ocorre não somente como uma fonte de geração de renda, mas também como um espaço para a troca de saberes e experiências. Como ressalta Raíssa Picasso, colaboradora do evento, a feira transcende o comércio, permitindo que as pessoas estabeleçam um contato direto com a agricultura familiar e seus produtos. "É também um espaço de troca de saberes, onde as pessoas têm a oportunidade de se conectarem com a agricultura familiar e os alimentos que vêm diretamente da roça, saudáveis e isentos de agrotóxicos", destaca a colaboradora.
Nesse ambiente dinâmico, os produtos oferecidos abraçam a diversidade e a qualidade, refletindo o compromisso com uma alimentação mais saudável. Elcimeire Pereira, feirante e agricultora familiar, ressalta que a importância da feira é a alimentação saudável. "A nossa contribuição é uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e fresquinha para entregar pros nossos consumidores." Essa proposta encontra eco nos produtos presentes na feira, que vão desde hortaliças como alface, couve e cheiro verde, até itens processados como geleias, chips de banana e sucos naturais.
Agricultores Familiares
A participação dos agricultores familiares na feira agroecológica é possibilitada por meio de uma chamada pública, como destaca a agricultora familiar Tereza Vieira. "Para vendermos, a gente participa numa chamada pública da feira agroecológica." Essa abordagem não apenas assegura a qualidade dos produtos, mas também oferece uma plataforma para os agricultores compartilharem suas produções saudáveis diretamente com a comunidade. O evento também ocorre no Instituto Federal Goiano e na Faculdade de Nutrição da UFG.
*Ricardo Lima é estagiário de Jornalismo orientado pela jornalista Kharen Stecca e a professora Luana Borges
Fonte: Secom UFG
Categorias: Institucional