Icone Instagram
Ícone WhatsApp
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
projeção eclipse

Planetário da UFG estará aberto para observação do eclipse no próximo sábado (14/10)

Em 11/10/23 15:02. Atualizada em 11/10/23 16:35.

Somente equipamentos específicos permitem observar o fenômeno com segurança

Luiz Felipe Fernandes

O tão aguardado eclipse solar anular que ocorrerá no próximo sábado (14/10) poderá ser observado sob a supervisão da equipe especializada do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O fenômeno será parcial no estado. Estima-se que aproximadamente 60% da superfície visível do Sol será coberta pela Lua. O Planetário estará aberto das 15h às 18h. O eclipse terá cerca de duas horas de duração, com início previsto para às 15h25, ponto máximo de cobertura às 16h45 e término às 17h54. A atividade é gratuita.

A observação no Planetário da UFG será feita com filtros solares apropriados. Segundo o diretor da unidade, Rafael Miloni Santucci, esse é um aspecto que deve receber muita atenção, porque olhar diretamente para o sol pode provocar graves danos aos olhos, incluindo perda da visão. Somente óculos de eclipse com certificação ISO proporcionam uma observação segura.

Óculos escuros, negativos de fotografia e chapas de raio-x não devem ser usados em hipótese alguma. Não é recomendado nem mesmo o filtro de soldador número 14, que tem sido divulgado como apropriado. Isso porque, para não prejudicar os olhos, o uso desse filtro deve obedecer obrigatoriamente a regra de 10 segundos de exposição para um minuto de descanso. Nunca deve-se colocar esses filtros na frente das lentes de binóculos ou telescópios.

projeção eclipse
Locais no Brasil em que o eclipse anular poderá ser visto completamente (Fonte: Time and Date)

 

Evento raro
O eclipse solar ocorre quando há o alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol. Para o espectador, a sensação é de que a Lua "passa" em frente ao Sol. O eclipse solar é classificado como anular quando, mesmo com a Lua totalmente em frente ao Sol, a estrela não é coberta totalmente, deixando um anel brilhante ao redor do nosso satélite natural.

O eclipse poderá ser visto de todo o Brasil, embora a maior cobertura deverá ser observada nas regiões Norte e Nordeste. O último eclipse solar anular visível no Brasil ocorreu em 2006, mas só pôde ser observado no extremo norte do país. Futuramente, os brasileiros poderão ver um eclipse parcial em 2027 e um total em 2045.

eclipse anular
Diferenças entre os eclipses total, anular e parcial; em Goiás, visualização será parcial

 

Serviço
Observação do eclipse solar anular
Local: Planetário Juan Bernardino Marques Barrio.
Endereço: Av. Contorno, 900, Setor Central.
Horário: Das 15h às 18h.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Fenômeno Ciências Naturais Planetário