Reconhecimento a quem transforma a Física em espetáculo
Homenagem ao professor Gilberto Antônio Tavares encerrou a edição 2023 da Escola de Física
Texto: Eduardo Bandeira
Fotos: Carlos Siqueira
Tradicional evento do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Escola de Física encerrou sua 14ª edição na última quarta-feira (18/10) com emoção e agradecimentos. Responsável por transformar a Física em espetáculo, o professor Gilberto Antônio Tavares foi homenageado no último dia do evento. Com seu Show da Física, ele levou conhecimento de forma interativa e envolvente sobre eletricidade, energia, força e movimento.
No encerramento do evento, estudantes, professores e servidores do IF se reuniram no auditório para uma calorosa chuva de aplausos para o homenageado. Os integrantes do Instituto não pouparam elogios à contribuição do docente para o êxito de mais uma edição. O professor Salviano de Araújo Leão destacou a importância do conhecimento, do direcionamento, da liderança e da paixão de Gilberto Tavares desde a primeira realização da Escola de Física, em 2009.
Professor Salviano Leão homenageia professor Gilberto Tavares pela contribuição ao ensino da Física
Emocionado, o professor homenageado estendeu seus agradecimentos aos 28 monitores que também participaram da organização da Escola de Física, que ao todo recebeu mais de 400 estudantes durante os três dias de evento. Gilberto ressaltou que se sente satisfeito e que sempre estará à disposição do IF enquanto houver interesse em compartilhar seus conhecimentos.
Ele contou que, este ano, optou por fracionar os conteúdos em apresentações progressivas. O Show da Física abordou a energia mecânica, a eletricidade e o magnetismo. A Escola de Física também promoveu palestras, mesas-redondas, oficinas e visitações ao Pátio da Ciência e ao Clube de Astronomia Cecília Payne.
Escola de Física promoveu atividades no Pátio da Ciência, no Instituto de Física da UFG (Foto: Pátio da Ciência)
Aproximação
A edição de 2023 da Escola de Física foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro. O evento é um projeto de extensão da UFG que visa aproximar estudantes e professores do ensino médio do mundo da Física e da ciência básica contemporânea. O evento fez parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano tem como tema "Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável".
O público presente destacou a pertinência e a atualidade dos assuntos abordados. Giovanna Moreno, professora da rede pública de ensino do estado de Goiás, revelou a satisfação com o fato de o evento conectar os estudantes do ensino básico a uma Física moderna – "uma física do século XXI", como descreveu –, não tão estanque e limitada aos séculos passados. Além disso, segundo ela, a interatividade promoveu maior interesse da faixa etária que acompanhou as atividades.
Estudantes, professores e servidores do Instituto de Física da UFG no encerramento do evento
Fonte: Secom UFG
Categorias: educação Ciências Naturais