Leonardo Andrade

Livro aborda fundamentos de uma pedagogia transformadora e emancipatória

Em 20/10/23 16:14. Atualizada em 20/10/23 16:23.

Fruto de pesquisa de mestrado da UFG, obra explora dimensões filosóficas, pedagógicas e psicológicas da pedagogia histórico-crítica

Ricardo Lima

Diante de práticas pedagógicas que, ainda hoje, são focadas na mera reprodução e memorização de conteúdos sem relação orgânica com a prática social, a pedagogia histórico-crítica se apresenta como uma alternativa para uma educação transformadora e emancipatória. Essa teoria pedagógica contra-hegemônica é colocada em perspectiva no livro "Pedagogia Histórico-Crítica: notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos", do professor Leonardo Andrade.

A obra é fruto da pesquisa de mestrado de Leonardo, concluída em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele realizou uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica das produções relacionadas à pedagogia histórico-crítica, desde 1984. O livro apresenta os fundamentos dessa teoria pedagógica que busca entender e transformar a realidade educacional, a partir de uma perspectiva dialética, estabelecendo uma relação interdependente a partir de seus pressupostos filosóficos, psicológicos e pedagógicos.

Segundo o autor, que foi professor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG e atualmente é docente do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o livro propõe um posicionamento que contraria a lógica educacional vigente no país.

"As pedagogias hegemônicas supervalorizam a dimensão da aprendizagem em detrimento da dimensão do ensino, dicotomizando uma relação de unidade entre contrários", explica. Desse modo, a pedagogia histórico-crítica pode ser entendida como materialista, histórica e dialética. "É uma teoria contra-hegemônica, pois se situa contra o modus operandi das coisas, do atual modo de produção", acrescenta.

O livro possui uma dimensão epistemológica e pedagógica, e é destinado a docentes. "O público-alvo são dois grupos prioritariamente: professores da educação básica que atuam desde a educação infantil até o ensino médio, e professores das universidades", pontua Leonardo. O autor acrescenta que a obra é um convite para educadores se inspirarem e repensarem suas práticas pedagógicas à luz de uma abordagem crítica e emancipatória.

Leonardo Andrade

Professor Leonardo Andrade se aprofundou em 40 anos de estudos sobre a pedagogia histórico-crítica (Foto: acervo pessoal)

Fundamentos
Entre os fundamentos filosóficos centrais abordados na obra estão as categorias Trabalho e Formação Humana; Gênero Humano e Trabalho Educativo; Alienação e Luta de Classes; e Emancipação e Liberdade. Já os fundamentos pedagógicos e psicológicos incluem Educação Escolar; Conhecimento Escolar; e Bases e Proposições Didáticas.

As categorias estão presentes ao longo dos três capítulos do livro, com o aspecto filosófico que diz respeito à constituição humana, o psicológico em relação à apreensão do conhecimento, e o pedagógico no âmbito da didática dos professores.

Atualmente, o livro está disponível on-line gratuitamente no repositório do IF Goiano. Uma versão impressa será publicada em 2024. Ainda neste mês de outubro, haverá dois lançamentos: um no Campus Rio Verde do IF Goiano e outro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pelo grupo Histedbr.

O livro conta com uma apresentação do professor Roberto Furtado e um prefácio do professor Caio Antunes, ambos da UFG, e posfácio dos professores Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Eliza Barbosa, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Categorias: educação Humanidades