Visita professor holandês

CRTI é palco de discussão sobre transição energética

Em 08/11/23 13:41. Atualizada em 14/11/23 19:00.

Em visita à UFG, pesquisador holandês André Faaij propõe alternativas para o futuro e diz que mudanças precisam começar agora

William Correia

O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), instalado no Parque Tecnológico Samambaia (PTS), sediou na última segunda-feira (6/11) uma discussão sobre transição energética. O evento se deu por ocasião da visita do pesquisador holandês André Faaij, professor das universidades de Utrecht e Groningen e diretor-científico da TNO Energy & Materials Transition – instituto da Holanda que atua com pesquisa aplicada e serviços de consultoria na área de energia. O evento foi organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFG.

A apresentação começou com uma breve exposição de como está sendo estruturado o Centro de Excelência em Hidrogênio e Tecnologias Energéticas Sustentáveis (Cehtes), que nos próximos três anos receberá R$ 24 milhões do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para a implementação do projeto focado em estudos e soluções tecnológicas nas temáticas do hidrogênio e energias renováveis de baixo carbono.

Visita professor holandês

André Faaij, da Holanda, defendeu uma transição energética baseada em economia circular (Fotos: William Correia)

Em seguida, o assunto foi o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais (Cempa-Cerrado), responsável por gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste, cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, entre outros produtos. Ambas as unidades terão prédios instalados no Parque Tecnológico Samambaia.

Em sua fala, Faaij fez uma explanação completa sobre a visão da TNO e de como a questão energética tem sido tratada na Holanda, na Europa e em contexto global, incluindo os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia e o controle da China sobre minerais críticos. Para ele, a saída envolve um sistema energético de transição, economia circular e novos processos industriais combinados e interdependentes. "Precisamos fazer algo agora, não há tempo a perder", disse ele a uma plateia composta por professores de diferentes unidades acadêmicas da UFG.

Visita professor holandês

Autoridades da UFG e do governo estadual estiveram no evento organizado pela Secretaria de Relações Internacionais

Além de Faaij, compuseram a mesa diretiva do encontro o diretor de Acordos e Redes da SRI, Cristiano Almeida; o professor Marcelo Tete, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), representando o Cehtes; e o professor Manuel Ferreira, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), que também é diretor-executivo do Cempa-Cerrado.

Concluído o seminário, houve espaço para debate e opiniões, momento em que se juntaram à mesa diretiva o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, e o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (Secti), Raphael Martins. Para fechar sua passagem pelo Parque, Faaij ainda visitou as divisões e laboratórios do CRTI e a rede de laboratórios Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo (IPElab).

Visita professor holandês

Professor André Faaij também conheceu as instalações do CRTI e do IPElab, no Parque Tecnológico Samambaia

Fonte: PRPI

Categorias: sustentabilidade CRTI SRI Ciências Naturais