Teatro Ludos

Teatro Ludos promove arte com ensino, pesquisa e performance

Em 22/11/23 08:16. Atualizada em 22/11/23 08:18.

Projeto da Emac atua na formação de professores e pesquisadores e na produção cênica

Eduardo Bandeira

Ensino, pesquisa e extensão são os pilares de uma instituição de ensino superior como a Universidade Federal de Goiás (UFG). Atrelados à produção artística e cultural, esses elementos orientam as ações do Teatro Ludos, projeto de pesquisa e extensão da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), que iniciou suas atividades em 2016.

Com objetivos tanto acadêmicos quanto artísticos, o projeto busca auxiliar na formação de professores para o ensino de teatro, desenvolver pesquisas na graduação e na pós-graduação, por meio do Programa de Pós-Graduação Artes da Cena (PPGAC), além de promover performances teatrais.

Teatro Ludos

Teatro Ludos se destaca pela produção cênica, com vários espetáculos desde 2016 (Fotos: Divulgação/Teatro Ludos)

Atualmente o Teatro Ludos possui doze integrantes, que participam de reuniões semanais, estudos, práticas físicas e teatrais. "Viramos uma família. Nosso companheirismo desde o começo do curso também ajudou a sermos muito mais próximos. Estar com meus amigos nessa extensão é gratificante. Vemos nosso crescimento, nos ajudamos, temos ideias para as cenas e dividimos muito nosso dia a dia", relata Wanessa Ketlyn, integrante do projeto.

Os participantes buscam interação e inserção na comunidade acadêmica por meio da divulgação de produções cênicas, oficinas de iniciação teatral e participação em eventos. No primeiro semestre de 2023, o Teatro Ludos participou do núcleo livre Dramaturgia, ofertado pela Emac. Assim, o projeto é campo de estágio para estudantes do curso de Teatro Licenciatura e, ao mesmo tempo, realiza difusão e prática teatral para estudantes de vários cursos da UFG.

Teatro Ludos

O projeto também faz o elo com a comunidade ao promover oficinas de iniciação teatral e participar de eventos

Entre as produções cênicas estão as peças Bordados (2022), Dr. Raimundo (2022) e Fragmentos de Mãe (2018) e o vídeo-poema Ofélias em Sangue: a Odisseia das Almas Emparedadas (2020). A produção de Dr. Raimundo, inclusive, é fruto de uma parceria do projeto com o Coletivo Justina, coletivo de arte comunitária e ancestral que tem sede em Aparecida de Goiânia.

Ao Jornal UFG, a professora responsável pelo projeto, Clarice da Silva Costa, contou como se deu essa parceria: "O Coletivo Justina é coordenado por Takaiúna Correia e Pablo Lopes, egressos da UFG e moradores de Aparecida de Goiânia com atuação em teatro periférico. Eu, juntamente com a professora e atriz Takaiúna, adaptamos livremente o conto A Terra dos Meninos, de Graciliano Ramos, para a modalidade de contação de história com teatro de formas animadas. Nessa área, contamos com a competência do professor Guilherme Oliveira para a concepção e construção dos elementos e adereços cênicos. O resultado cênico final é uma peça infantil delicada, sensível e bonita visualmente de grande alcance junto às crianças pequenas".

Teatro Ludos

Estudantes que integram o Teatro Ludos relatam grandes transformações em sua trajetória acadêmica

Experiência

Para Wanessa, o projeto teve grande impacto em sua trajetória acadêmica. "Essa foi uma das maiores experiências que tive, foi meu melhor estágio, por causa dele eu apresentei uma pesquisa no Conpeex [Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão]. Eu fico extremamente feliz, pois cresci muito como professora. Foi uma experiência surreal dar aula de teatro para pessoas que não são da área. Foi muito gratificante".

Já Matheus Gomes explica que muitos alunos da Emac chegam ao curso de Teatro sem nenhuma experiência, e esse espaço promove um primeiro contato desses estudantes tanto com a pesquisa quanto com a prática da atuação. Nesse sentido, a elaboração de oficinas e a apresentação de projetos sempre é vinculada à licenciatura, o que promove o desenvolvimento dos participantes tanto como artistas quanto como professores. Segundo ele, o Teatro Ludos também produz arte para a comunidade acadêmica da UFG como um todo, promovendo o contato com o fazer artístico e o teatro.

Quanto aos projetos futuros, o Teatro Ludos se apresentará com o espetáculo Bordados, no Conpeex 2023, e está no processo de desenvolvimento de diversas criações cênicas, como Marulhos, e a adaptação Histórias de Alexandre de Graciliano Ramos, que devem ter sua estreia em 2024.

Categorias: Arte e Cultura Emac Teatro Ludos