Icone Instagram
Icone Linkedin
Icone YouTube
Universidade Federal de Goiás
Conpeex 2023

Milhares de estudantes da UFG compartilham suas pesquisas

Em 23/11/23 15:22. Atualizada em 24/11/23 10:29.

Estudos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação são apresentados nos três dias de evento

Texto: Eduardo Bandeira e Luiz Felipe Fernandes
Foto: Julia Barros

Uma das marcas do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG) é a apresentação de pesquisas desenvolvidas na graduação e na pós-graduação. Por envolver toda a instituição, o evento é uma oportunidade única para a comunidade acadêmica e toda a sociedade conhecer o que tem sido estudado nas diversas unidades acadêmicas e programas de pós-graduação.

Karolinne Ferreira, Wanessa Ketlyn de Sousa e Sabrina Lopes Borges estiveram entre as estudantes que apresentaram trabalhos na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)/Residência Pedagógica durante o primeiro dia de evento, na última terça-feira (22/11). Elas relataram as atividades desenvolvidas em escolas públicas.

Karolinne abordou vivências e experiências em campo por meio do Pibid, trabalhando com a identificação dos estudantes com personalidades públicas. Já Wanessa utilizou oficinas e jogos para levar a prática teatral ao Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, onde realizou um projeto com o objetivo de identificar violências dentro dos ambientes acadêmicos. Sabrina realizou um recorte sobre os reflexos da pandemia de covid-19 na capacidade dos estudantes de realizar operações básicas de matemática.

 

Leia também: Está aberto o maior Conpeex já realizado na UFG

 

Conpeex 2023

Envolvendo todas as unidades acadêmicas e órgãos, Conpeex promove uma redescoberta da própria Universidade

 

Presente como ouvinte das apresentações, a estudante de Ciências Ambientais Gabriela Alves frisou a importância do Conpeex para a visibilidade da produção científica da UFG e das pesquisas de alunos e professores dos mais variados cursos.

A 20ª edição do Conpeex recebeu 2,2 mil trabalhos científicos em mais de 20 modalidades. Conectado às importantes demandas contemporâneas, o evento procurou reduzir ao máximo a impressão de materiais gráficos, substituindo a tradicional exposição de pôsteres pela projeção dos trabalhos em televisões, o que o tornou mais dinâmico e interativo. O Conpeex vai até a próxima sexta-feira (24/11), no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia.

 

Conpeex 2023

Nos estandes, participantes do Conpeex têm a oportunidade de conhecer mais sobre as diversas áreas de conhecimento

 

Interação

A maior edição da história do Conpeex também é marcada por uma grande quantidade de espaços interativos e tecnológicos, atividades culturais e prestação de serviços e informações. O imponente Planetário Móvel, para o qual sempre há grandes filas, exibe um curta sobre a evolução das descobertas e a expansão do espaço.

Unindo história, saúde e arte, uma exposição fotográfica apresenta a linha do tempo sobre o histórico da luta antimanicomial em Goiás. Larissa Carneiro, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp) da UFG falou sobre a importância do assunto para divulgar e disseminar a informação da existência de novas formas de lidar com a saúde mental e denunciar os problemas ainda existentes. Segundo a professora, trazer a exposição ao espaço cultural do Conpeex privilegia a visibilidade desse novo olhar.

 

Conpeex 2023

Sistema Integrado de Bibliotecas está presente no Conpeex com incentivo à leitura e Feira de Troca de Livros

 

Após a passagem pelo espaço, a estudante de pós-graduação Maressa Queiroz elogiou a maneira como o Conpeex evoluiu ao longo dos anos. "É um espaço para que os estudantes possam mostrar os trabalhos que estão produzindo ao longo de sua trajetória e se tornou muito mais do que isso".

Sobre o espaço cultural, Maressa destacou a importância de se falar sobre a luta antimanicomial, principalmente após a pandemia de covid-19, quando o assunto se tornou ainda mais relevante.

 

Leia também: INF cria chatbot para o 20º Conpeex

 

Conpeex 2023

Com a mão na massa: Espaço Maker promove diversas atividades interativas com os participantes do evento

 

Inovação

Outro espaço que chama a atenção dos participantes é o de pesquisa e inovação. Uma das unidades presentes é o Herbário UFG. O estudante de Ciências Biológicas Tiago Assafe comentou que, embora o material esteja sempre disponível aos interessados, o Conpeex permite uma outra visibilidade.

No Espaço Saúde, a Liga de Urgência, Trauma e Emergência (Lute), da Faculdade de Enfermagem (FEN) promove conscientização e treinamento para situações de primeiros-socorros por meio do ensino de táticas de suporte básico de vida, manobras de desengasgo e outras ações para situações de urgência. O projeto também compartilha primeiros-socorros voltados para crianças.

Já o Espaço Maker mostra ao público experimentos utilizando Inteligência Artificial e internet das coisas. A Biblioteca Central (BC) também marca presença no Conpeex ao disponibilizar livros para compra e troca. Igor Ricardo, estagiário da BC, defendeu a importância da iniciativa. Para ele, é uma oportunidade para que os estudantes tenham contato com livros que não são exclusivamente para fins acadêmicos.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Conpeex 2023 Institucional