Plantio da Virada Ambiental na UFG neutraliza emissões de carbono do Conpeex 2023
Evento chegou em sua quinta edição e é parte da programação oficial do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
Texto: Guilherme Oliveira
Foto: Júlia Barros
Parte da manhã do terceiro e último dia do 20º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) foi destinada a uma dupla ação de responsabilidade ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o plantio de mudas no cinturão verde da área experimental da mata da Escola de Agronomia da Instituição. A atividade foi realizada para neutralizar as emissões de carbono do Conpeex 2023, entre os dias 22 e 24 de novembro, e como parte da programação da Virada Ambiental 2023. A qual teve início na UFG há cinco anos e se estendeu para 17 estados brasileiros e o Distrito Federal.
A edição 2023 da Virada Ambiental teve seu dia D de plantio de mudas no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, seguido pelo plantio em áreas estratégicas para o equilíbrio ambiental, na última sexta-feira (24/11). Arthur de Freitas, estudante de Engenharia Ambiental na UFG, destacou o esforço contínuo ao longo dos anos, enfatizando a reposição das árvores perdidas e a busca por uma vegetação diversificada e saudável.
Virada Ambiental promoveu o plantio de mudas na Escola de Agronomia e no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco
O professor da Escola de Agronomia (EA), Fábio Venturoli, aponta a importância do reflorestamento para a proteção de diversas áreas e a criação de corredores ecológicos. Ele ressalta a inclusão de novas espécies, visando não apenas restaurar, mas também fortalecer ecossistemas. "A Virada Ambiental também tem o propósito de levar o plantio para áreas de recuperação de nascentes, mata ciliar e áreas degradadas, principalmente áreas de recarga de aquíferos", completa Fábio.
O professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca), Emiliano Lôbo de Godoi, que é coordenador-geral do projeto, destaca a trajetória da Virada Ambiental, que evoluiu de uma ação interna para um projeto de extensão abrangente.
Leia também: Mudanças climáticas reforçam importância do Projeto Virada Ambiental
Estudantes da UFG participam do plantio de mudas na Escola de Agronomia; evento ocorreu em 17 estados e no DF
Ele menciona parcerias estratégicas com diferentes entidades, inclusive universidades e órgãos locais, visando não apenas restaurar áreas de preservação permanente, mas também expandir o modelo para outros estados por meio de parcerias com instituições de ensino. "Temos trabalhado muito para que se fortaleça essa parceria com as universidades em cada estado, para que consigamos replicar o modelo feito aqui".
O objetivo vai além do plantio de árvores. Trata-se de um esforço coletivo para restaurar ecossistemas, proteger nascentes, recuperar áreas degradadas e promover a conscientização ambiental em diversas regiões do Brasil. O sucesso e a expansão desse projeto são reflexos do comprometimento de múltiplos atores em prol de um ambiente mais saudável e equilibrado.
Leia também: Virada Ambiental 2023 vai ser realizada em 17 estados e no DF
Conpeex
Com mais de 6.700 inscritos, que apresentam mais de 2.200 trabalhos científicos, a Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou a 20ª, e maior edição, do seu Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). Aberto a toda a comunidade, o evento é uma oportunidade única para experienciar a ciência e a tecnologia aplicada a trabalhos das mais diversas áreas de conhecimento. De 22 a 24 de novembro, o Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, recebeeu os visitantes para as atividades do evento, que segue em consonância Semana da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e esse ano foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. A grande novidade deste ano é que não foi necessário que o participante que apresente trabalho imprima o seu banner, pois as apresentações foram feitas em televisões.
Neste ano, tanto a abertura oficial da Virada Ambiental no dia 22/11 quanto o plantio na Escola de Agronomia fizeram parte do calendário oficial do Conpeex. "Trabalhamos para que o evento fosse impactante na vida de todos os participantes, mas que zele pelo meio ambiente, por isso, inclusive, o nosso cuidado para reduzir ao máximo as impressões de material gráfico, além de outras atitudes que visem o cuidado ambiental", destacou a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Adriana Régia.
Pró-reitora adjunta e Extensão e Cultura, Adriana Régia Marques, e reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima
Saiba mais
Gratidão e novas expectativas marcam último dia do 20º Conpeex
Mudanças climáticas reforçam importância do projeto Virada Ambiental
Maior Conpeex de todos os tempos celebra a Ciência e a Tecnologia
Virada Ambiental 2023 vai ser realizada em 17 estados e no DF
Fonte: Secom UFG
Categorias: Virada Ambiental Institucional Conpeex