Agricultura tecnologia

Agropecuária se reinventa com a tecnologia

Em 04/12/23 17:05. Atualizada em 04/12/23 17:06.

Satélites e drones são alguns dos equipamentos que têm auxiliado o produtor rural

Da Redação

Se utilizada de maneira adequada, a tecnologia pode auxiliar nas mais diversas áreas. Quando se fala em agricultura, é cada vez mais perceptível o impacto das inovações tecnológicas tanto para aperfeiçoar a produção e suas etapas quanto para contribuir para a escolha e a preparação do solo.

O professor da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rommel Bernardes da Costa, cita satélites e drones como exemplos de recursos tecnológicos disponíveis para os produtores. Ele abordou o assunto no programa Mundo UFG, da TV UFG, junto ao professor Alisson Harmyans, da mesma unidade acadêmica.

Com a espectrometria, esses aparelhos são capazes de fornecer dados de visibilidade da lavoura, como o estado de desenvolvimento da planta. Além disso, é possível decidir onde aplicar a água no solo, mapeando os lugares que necessitam de irrigação.

Outra possibilidade proporcionada pelo avanço da tecnologia aliada à agropecuária é a determinação da quantidade de nutrientes nos alimentos e nos solos de cada produtor. Isso é feito por meio de sensores que medem a necessidade de aplicação de fertilizantes e a quantidade correta.

Em posse dessas informações, o produtor que trabalha com sensores de colheita pode estabelecer mapas de produtividade e metas que o levem a medir a necessidade de produção em cada região.

Assista ao programa completo transmitido pela TV UFG:

* Crédito da foto de capa: Shutterstock

Fonte: TV UFG