Crianças visitam Unidade de Conservação da UFG

Em 21/12/23 11:59. Atualizada em 21/12/23 12:00.

Público infantil conheceu estrutura e participou de atividades de educação ambiental

Texto e foto: William Correia

Como parte do esforço de se aproximar de diferentes públicos da sociedade, o Herbário da Unidade de Conservação (UC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), recebeu, no dia 5 de dezembro, a visita de 19 crianças, com idades entre três e cinco anos, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, que fica no Setor Leste Universitário. Elas estavam acompanhadas da equipe de professores e estagiários da instituição.

O grupo participou de atividades de educação ambiental ao ar livre, pensadas especialmente para a faixa etária da primeira infância. A programação começou com a encenação de histórias do livro Embaúba: uma árvore e muitas vidas, de Noemia Kazue Ishikawa, cujo objetivo é apresentar a relação e a interação entre plantas e animais. Em seguida, as crianças tiveram contato com tintas produzidas por meio da extração de pigmentos existentes em algumas espécies vegetais.

Visita unidade de conservação

Atividade de educação ambiental envolveu contação de história sobre a interação entre plantas e animais

O auxiliar de laboratório e serviços gerais da UC, Antônio Gilson, também selecionou pequenas sementes e preparou potes de terra, envolvendo as crianças no plantio. Depois disso, os visitantes mirins, guiados pela gestora da unidade, professora Vera Klein, ainda realizaram uma curta caminhada às margens do Bosque Auguste de Saint-Hilaire, outra estrutura da UC, e deram um abraço coletivo na árvore pau-ferro-do-pantanal (Libidibia paraguaiensis).

O passeio foi encerrado na chegada ao Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena, onde ocorreu a distribuição de pequenas exsicatas (amostras de plantas) como lembrancinhas da excursão realizada na UFG. Do início ao fim, todas as atividades foram autorizadas e combinadas previamente junto aos pais das crianças e equipe do CMEI, contando com o apoio de servidores do Herbário, além de estudantes da Universidade, bolsistas e colaboradores.

Visita unidade de conservação

Durante a visita à unidade, as crianças puderam participar da preparação de sementes para o plantio

Fonte: PRPI

Categorias: Meio ambiente Institucional herbário