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Universidade Federal de Goiás
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Pesquisa da UFG destaca potencial das HQs no ensino do inglês

Em 26/12/23 08:03. Atualizada em 26/12/23 08:47.

Estudo realizado na Faculdade de Letras avaliou o uso das histórias em quadrinhos no aprendizado da segunda língua

Jayme Leno

A aprendizagem de línguas estrangeiras pode ser desafiadora e muitas vezes requer métodos inovadores para capturar a atenção dos estudantes. Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG) constatou a eficácia do uso de histórias em quadrinhos (HQs) no aprendizado do segundo idioma de maneira visual e contextual, além de observar de que forma os alunos estão utilizando novas tecnologias para auxiliar no seu letramento digital.

O estudo foi desenvolvido com estudantes do nono ano do ensino fundamental, com idades entre 14 e 15 anos, de uma escola pública localizada em Aparecida de Goiânia (GO). A investigação revelou que o uso de HQs em sala de aula pode ser uma ferramenta altamente eficaz no ensino de inglês como segunda língua.

A autora da pesquisa, Amanda de Paula Guimarães Teixeira, ressalta que essa junção não apenas aprimora as habilidades linguísticas, mas também promove o desenvolvimento da compreensão cultural e estimula a criatividade dos alunos.

O estudo, realizado em colaboração com a professora de língua inglesa da escola, utilizou um tema clássico da literatura – Hamlet, de William Shakespeare –, destacando a importância de estratégias pedagógicas envolventes e lúdicas para facilitar a aprendizagem de idiomas.

 

Amanda

Amanda de Paula trabalhou as HQs em inglês com estudantes do ensino fundamental (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Tecnologia

Com a tecnologia ao alcance de grande parte da população, aplicativos e recursos on-line oferecem acesso a uma variedade de quadrinhos em inglês, permitindo que os estudantes escolham histórias que se alinhem aos seus interesses pessoais.

Entretanto, a pesquisadora percebeu que, apesar de se tratar de jovens que são introduzidos de forma naturalizada no mundo tecnológico desde sua infância, muitos ainda não sabem usar ferramentas que possam auxiliar seu aprendizado.

Segundo Amanda, os estudantes utilizam seus aparelhos celulares principalmente para entretenimento, como redes sociais e aplicativos de streaming, evidenciando a necessidade do letramento digital nas novas relações.

Para a pesquisadora, em um mundo em constante evolução, a educação precisa se adaptar para manter os alunos envolvidos e preparados para os desafios futuros, utilizando as ferramentas tecnológicas em seu favor. Nesse sentido, a introdução de HQs no ensino de inglês pode ser uma alternativa para uma abordagem mais dinâmica e eficaz, transformando salas de aula em palcos para aventuras literárias.

Acesse aqui o estudo "Ensino-aprendizagem de língua inglesa com o apoio de histórias em quadrinhos numa perspectiva do letramento digital".

 

* Crédito da foto de capa: Shutterstock.

Fonte: Secom UFG

Categorias: educação Humanidades FL destaque