
Professor de música da UFG lança dois álbuns
Helvis Costa e Miqueias Feitosa disponibilizam obras instrumentais para violão e clarineta
Ricardo Lima
O professor da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Helvis Costa, e o clarinetista Miqueias Feitosa lançaram os álbuns instrumentais "Sereno" e "Noturna".
"Sereno" tem seis peças pra violão solo e três peças pra violão e clarineta do Grupo Música Íntima. Colaboraram para o álbum os egressos da Emac Rodrigo Oliveira dos Santos e Douglas Martins Sá. Já Gilberto Filho é doutorando em Engenharia pela UFG e fez o curso de Composição no projeto de extensão Oficinas de Música, com o professor Luiz Gonçalves. Estércio Marquez Cunha, maior referência em composição musical em Goiás e professor aposentado da UFG, também tem uma peça no disco. O álbum pode ser acessado pelo Spotify e pelo YouTube.
Já "Noturna" possui 11 faixas para violão e clarineta compostas pelos artistas Guinga (Rio de Janeiro), Sergio Assad (São Paulo) e Astor Piazzolla (Argentina). O álbum também está disponível no Spotify e no YouTube.
Helvis Costa é violonista, graduado e mestre em Música – Performance Musical pela UFG, onde é professor efetivo desde 2012, lecionando Violão, Contraponto, Harmonia, Análise Musical e orientação de trabalhos acadêmicos.
Atua como solista e camerista em diversas formações, tendo participado da estreia de peças de compositores como Estércio Marques Cunha, Luiz Gonçalves, Rodrigo Oliveira, Douglas Sá e Henrique Machado. Atualmente cursa doutorado em Música na Universidade de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa "Música: Teoria, Criação e Prática", desenvolvendo uma pesquisa sobre o repertório para violão do século XIX vinculado à ópera, sob orientação do professor Fabio Scarduelli.
Fonte: Secom UFG
Categorias: Arte e Cultura Emac